Conteúdo publicado há 1 mês

Mapa do IBGE atribui Ilhas Malvinas e Geórgia do Sul e Sandwich a Argentina

No novo mapa-múndi divulgado pelo IBGE esta semana, as Ilhas Malvinas e as Ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul aparecem como territórios argentinos.

O que aconteceu

Novo mapa elaborado pelo IBGE tem o Brasil no centro da projeção e marcações que indicam os países que compõem o G20. O mapa também indica aqueles que possuem representação diplomática brasileira.

As Ilhas Malvinas e as Ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul são alvos de disputa entre o governo argentino e o governo britânico.

Decisão do IBGE é alinhada com a posição do Itamaraty de apoio à Argentina.

Em janeiro, o Itamaraty divulgou um comunicado à imprensa em que defendeu a soberania argentina sobre os territórios marítimos.

O contexto histórico do conflito pelas Ilhas Malvinas se origina nos anos 1830, quando o arquipélago foi reivindicado pela Espanha, Reino Unido e Argentina. Em 1833, o império britânico expulsou os argentinos das ilhas e assumiu o controle. Desde então, a Argentina reivindica a soberania do território.

No século seguinte, a Argentina, durante ditadura militar, decidiu tentar reconquistar o território instaurando um conflito. No entanto, em 1982, o Reino Unido reassumiu o controle das Ilhas Malvinas. O arquipélago é chamado de Ilhas Falkland pelos britânicos.

O Reino Unido venceu a guerra. Durante o conflito, cerca de 649 argentinos morreram, mais que o dobro do número de britânicos mortos (255).

Deixe seu comentário

Só para assinantes