Topo

Por que sul-coreanos usam expressão 'tá bom' acompanhada de um 'joinha'?

Comercial sul-coreano foi responsável pela popularização da expressão no país - Reprodução/YouTube Comercial sul-coreano foi responsável pela popularização da expressão no país - Reprodução/YouTube
Comercial sul-coreano foi responsável pela popularização da expressão no país Imagem: Reprodução/YouTube

Do UOL, em São Paulo

03/05/2024 04h00

Parece português —e de fato é! Há pelo menos três décadas a expressão "tá bom" se tornou parte do vocabulário dos sul-coreanos para dizer quando algo está ótimo. Ela é usada tanto por adultos como por pessoas mais jovens e sempre vem acompanhada de um "joinha".

Como a expressão se popularizou?

Por um comercial de suco de laranja. A empresa de bebidas Del Monte criou uma peça publicitária em 1989 para mostrar as fazendas de onde vinham as frutas que faziam o suco. No vídeo, um personagem aparece experimentando uma das bebidas. Ao beber o suco, ele olha para os brasileiros fazendo um "joinha" com o dedo e dizendo: "tá bom". Após a reação afirmativa, todos começam a pular e dançar enquanto gritam de alegria e repetem a expressão.

O comercial ficou tão popular que a empresa mudou o nome do suco. Segundo a Embaixada da Coreia do Sul no Brasil, o produto começou a ser chamado de "Tabom".

A popularidade não passou com o tempo. A expressão ainda é utilizada por muitos coreanos para dizer que algo está "muito bom", ganhando um significado ainda maior que o da expressão em português.

Esse comercial fez tanto sucesso, mas tanto sucesso que as crianças da época só sabiam falar 'tá bom' na escola. Toda vez que fazia 'joinha', era 'tá bom'. Quando tomava algo gostoso, era 'tá bom'. Isso já tem mais de 30 anos e o 'tá bom' continua sua expansão na Coreia. Todo mundo usa. Os mais velhos, que lembram do comercial, e os mais jovens, que nem sabem que isso é em português.
Gu Hyewon, youtuber coreana falando sobre o tema em vídeo no canal Coreaníssima

A expressão virou referência até para o comércio. Em Seul, por exemplo, existe um restaurante chamado "Tabom Brazil", especializado em churrascaria. Nos Estados Unidos, um estabelecimento de comida coreana também utiliza a expressão no nome.

Faz parte das animações sul-coreanas. Em 2014, no clima da Copa do Mundo no Brasil, o desenho animado "Larva", que estreou nos canais de televisão coreanos antes de chegar a outros países, fez uma música para o mundial cujo refrão era a expressão "tá bom". "O que o brasileiro diz quando tá feliz? Tá bom!", diz trecho do vídeo.

E está na boca dos famosos. Integrantes da banda de k-pop BTS já foram flagrados falando "tá bom" e exibindo o "joinha" algumas vezes. Min Yoon-gi, mais conhecido como Suga, falou ao programa "Star Show 360" em 2016 que conhecia a expressão graças ao comercial de suco de laranja.


Internacional