Fantasma e cocô: ela herdou castelo e mostra perrengue de princesa moderna

A atriz e criadora de conteúdo italiana Ludovica Sannazaro, 22, é herdeira de um castelo construído em 1163, antes mesmo de a Itália ser a Itália. A propriedade, no norte do país, é da família há 29 gerações ou 860 anos, mais tempo do que a existência do Brasil enquanto país.

Ludovica Sannazaro mora em um castelo que está na família do pai há 860 anos
Ludovica Sannazaro mora em um castelo que está na família do pai há 860 anos Imagem: Martina Pronzello

Quem vê seu perfil The Castle Diary, no Instagram e no TikTok, deve pensar que a rotina dela se resume a curtir a vida adoidado em uma propriedade medieval, mas a realidade é diferente.

"Não é um conto de fadas cuidar de um castelo", disse ao UOL. Na verdade, apesar de bonito, o castelo Sannazzaro acumula uma extensa lista de perrengues que só quem vive lá sabe.

No verão, a temperatura no castelo é ótima, mas no frio é complicado ficar, pois não tem aquecedor em todas as áreas. No castelo, tem muitas pombas e elas ficam pelo telhado e fazem muito cocô, então temos de limpar com frequência. Temos ainda cachorros e gatos em casa, e, às vezes, a gente precisa recolher aves que eles caçam.
Ludovica Sannazzaro

O castelo é gigante: tem 45 quartos e uma área de 3.000 metros quadrados. Sobra trabalho para manter tudo em ordem.

No ano passado, teve risco de o chão de uma das dependências colapsar. Nos quartos que alugamos, temos sempre de verificar se não tem alguma aranha escondida para não assustar os hóspedes. No verão, é meu pai quem corta a grama do jardim, de mais de 2.000 metros quadrados, debaixo de sol forte.

Castelo Sannazzaro no inverno
Castelo Sannazzaro no inverno Imagem: Divulgação/Castello Sannazzaro

Para mantê-lo, a família de Ludovica promove tours guiados, aluguel do espaço para eventos (inclusive casamentos, pois há uma capela na propriedade) e de quartos para bed and breakfast (quarto e café da manhã).

Continua após a publicidade

Tomar conta do castelo é mais difícil do que as pessoas imaginam. Pensam que somos ricos, mas não é assim que a coisa funciona. Há apenas um funcionário, além do meu pai e da minha mãe, que coloca a mão na massa

Castelo é especial. Para quem?

Objetos antigos chamam a atenção no castelo
Objetos antigos chamam a atenção no castelo Imagem: Divulgação

Foi na escola que Ludovica teve um clique: percebeu quão especial era ter um castelo. Fã de Harry Potter, ela costumava brincar com seus amigos imitando personagens e costumes da obra.

"Por que não vamos ao seu castelo?", perguntou um amigo. Nessa época, com 8 anos, ela começou "a ver o castelo de uma forma fantástica".

 Ludovica Sannazaro posando no castelo da sua família
Ludovica Sannazaro posando no castelo da sua família Imagem: Martina Pronzello
Continua após a publicidade

Apesar de ter nascido em Roma e vivido em um apartamento na cidade, ela passou boa parte da infância indo ao castelo. A mudança em definitivo ocorreu em 2016, quando os pais, ambos com experiência no mercado financeiro, resolveram deixar a capital e ficar na propriedade.

Foi durante a adolescência que ela conseguiu entender um pouco o legado da família. "Na chamada da escola, minha professora de italiano leu meu nome, olhou para mim e perguntou: 'você é parente de Jacopo Sannazzaro?' E eu respondi que sim, morrendo de vergonha".

Italiana Ludovica Sannazaro é atriz e posta vídeos do castelo no perfil The Castle Diary no TikTok
Italiana Ludovica Sannazaro é atriz e posta vídeos do castelo no perfil The Castle Diary no TikTok Imagem: Martina Pronzello

Jacopo Sannazzaro foi um poeta renascentista que viveu em Nápoles. Ainda que não seja tão conhecido fora da Itália, ele é estudado em escolas do país como um dos precursores do Romantismo, movimento artístico que veio após a Renascença.

Dia a dia no castelo

Não é sempre que Ludovica está no castelo. Ela se formou em artes cênicas nos Estados Unidos e fica nos lugares conforme aparecem trabalhos, geralmente em cidades grandes. No entanto, a residência fixa é a propriedade herdada pelo pai.

Continua após a publicidade

A cidade mais próxima do castelo Sannazzaro é Casale Monferrato, uma comuna italiana com cerca de 35 mil habitantes. O local fica a uma hora de Turim, Milão e Gênova, que são cidades grandes.

Castelo tem mais de 8 séculos e conserva parte do mobiliário
Castelo tem mais de 8 séculos e conserva parte do mobiliário Imagem: Divulgação

A experiência de morar no castelo é bem mais comum do que as pessoas pensam e depende muito da estação. "Como o castelo é frio, fico mais em uma casa na parte de fora que tem aquecimento, e é também onde moram meus pais."

Quando o clima está bom, diz, usa o castelo todo, instalando amigos em quartos e promovendo piqueniques no jardim. No inverno, não tem muito o que fazer.

A beleza de morar num castelo é que não tenho rotina muito específica. Às vezes, gosto só de ficar andando com meu pai para ele me explicar mais sobre livros, documentos e acessórios, e assim ter inspiração para fazer novos vídeos.
Ludovica

De onde veio a ideia de postar?

Em março de 2021, em meio à pandemia de covid-19, Ludovica estreou a conta "The Castle Diary" no TikTok. Lá, começou mostrar algumas coisas do seu dia a dia, como a história do castelo (fundado por quatro cavaleiros) e das cores oficiais da família (vermelho e dourado).

Continua após a publicidade

Senti que deveria mostrar para as pessoas o que tem de único na minha história, o lugar onde moro. E que também é possível morar em um castelo, sem fazer parte de uma família real.

Ludovica faz fotos com roupas antigas no castelo
Ludovica faz fotos com roupas antigas no castelo Imagem: Divulgação

Com mais de 1,7 milhão de seguidores no TikTok, Ludovica diz que faz parte do programa de criadores da rede e que ganha dinheiro, mas não quis revelar quanto.

Amizade com fantasmas

O papo de castelo mal-assombrado é real, diz Ludovica. Seus convidados sempre notam algum barulho. Dependendo, até dá para saber o nome do fantasma.

Continua após a publicidade

Um "fantasma clássico" do castelo é o de Carlo Grosso, o responsável por pintar o teto. Ele caiu e morreu durante o trabalho, pois não havia iluminação suficiente.

"A lenda na minha família diz que ele volta toda vez que as luzes se acendem do nada."

Há ainda outro fantasma de uma mulher que foi governanta do castelo. Diz a lenda que ela foi contratada por um antepassado após não ter tido sucesso como cantora de ópera. Ela morreu por causa de uma doença, mas ainda assombra com alguns barulhos, diz Ludovica.

"Acho ok não acreditar, mas são as experiências pelas quais passei." Segundo ela, vários especialistas já estiveram no castelo para fazer pesquisa de fantasmas.

Uma princesa moderna?

 Salão do Castelo Sannazzaro
Salão do Castelo Sannazzaro Imagem: Divulgação/Castello Sannazzaro
Continua após a publicidade

Ainda que more num castelo, Ludovica não se considera uma princesa —ela não tem títulos aristocráticos, mas acha que "princesa moderna" a define bem. "Gosto que as princesas da Disney sempre têm algo a ensinar. Espero que as postagens ajudem as pessoas a sonharem um pouco —coisa que esquecemos com o dia a dia. Fico feliz de poder proporcionar isso."

Com a vida nômade de atriz, Ludovica tem uma certeza: mesmo circulando por vários locais em função da sua profissão, quer manter o castelo. E ela não esconde a apreensão que isso causa.

"Estou com medo, pois vou herdá-lo e meus pais já fazem um trabalho incrível. Ao mesmo tempo, ele fica numa cidade pequena, com poucas oportunidades. Minha ideia é que ele seja minha casa, pelo menos, uma vez por semana."

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.