Topo

Lula exalta vitória de Sheinbaum no México; líderes latinos também celebram

Sucessora de López Obrador, seu padrinho político, Sheinbaum será a 1ª mulher presidente do México Imagem: Francisco Cañedo/Xinhua

Do UOL, em São Paulo

03/06/2024 12h50Atualizada em 03/06/2024 15h05

O presidente Lula (PT) comemorou nesta segunda-feira (3) a provável vitória de Claudia Sheinbaum nas eleições presidenciais do México, segundo projeção oficial. O resultado também foi celebrado por líderes latinos e europeus, que parabenizaram e exaltaram Sheinbaum.

Estou muito feliz com a vitória de Claudia Sheinbaum por ser uma mulher progressista à frente da presidência do México, uma vitória da democracia, e também pelo meu grande companheiro Andrés Manuel López Obrador [antecessor de Sheinbaum], que fez um governo extraordinário. (...) Somos as duas maiores economias da América Latina e podemos ter um maior fluxo entre os empresários de ambos os países.
Lula, em publicação no X (antigo Twitter)

Relacionadas

Repercussão

Uruguaio também usou o X para parabenizar Sheinbaum. "Desejo sucesso na sua gestão, e trabalhemos para estreitar ainda mais os laços entre nossos países", escreveu o presidente Luis Lacalle Pou.

Chileno exaltou feito histórico de nova presidente mexicana. "Parabéns a Claudia Sheinbaum por se tornar a primeira mulher presidente do México! Espero que sua liderança e seu programa de progresso social inspirem a região e continue nos unindo como países irmãos. Um abraço a todo povo mexicano", publicou Gabriel Boric.

Premiê do Belize citou "laços fortes" com o México. John Briceño também citou o fato de Sheinbaum ser a primeira mulher eleita presidente do México após 214 anos de independência. "Esperamos seguir mantendo relações benéficas", completou.

Panamenho desejou sucesso e continuidade da boa relação. O presidente Nito Cortizo ainda parabenizou o povo mexicano pela realização do "exercício democrático" e Sheinbaum pela vitória. "É a primeira mulher na história do México a ocupar este importante cargo", lembrou.

EUA, Canadá e Europa

Resultado da eleição também repercutiu nos Estados Unidos. Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA, parabenizou Sheinbaum pela vitória e diz esperar trabalhar com o novo governo mexicano para aprofundar parcerias. "A cooperação em segurança, comércio, investimento e migração é vital para a prosperidade dos povos das Américas", escreveu.

Primeiro-ministro do Canadá classificou vitória como "histórica". Justin Trudeau ainda exaltou o acordo de livre-comércio entre os dois países. "É invejado no mundo", publicou, "e resultado de uma relação forte e mutuamente benéfica. Estou ansioso para fortalecer essa relação com vocês e trazer mais prosperidade tanto para os canadenses quanto para os mexicanos".

Espanhol falou em aprofundar relação com o México. O presidente Pedro Sánchez disse ter conversado por telefone com Sheinbaum, a quem desejou sucesso nesta "nova etapa". "Desejamos aprofundar ainda mais as relações políticas e econômicas em benefício de ambos os países", afirmou o presidente da Espanha.

Ucraniano escreveu mensagem em espanhol para Sheinbaum. Volodymyr Zelensky desejou "muito sucesso" à presidente eleita do México e disse torcer para que o país aumente o bem-estar, a segurança e as oportunidades econômicas para as famílias. O presidente ucraniano aproveitou para pedir que o México integre os esforços globais para trazer paz à Ucrânia, que continua em guerra contra a Rússia.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Lula exalta vitória de Sheinbaum no México; líderes latinos também celebram - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional