Campanha de Biden aprovou perguntas antes de entrevistas do presidente
Do UOL*, em São Paulo
06/07/2024 19h00
A campanha de Joe Biden enviou uma lista de perguntas aprovadas a dois apresentadores de rádio antes que eles entrevistassem o presidente nesta semana. O caso veio à tona por meio dos próprios entrevistadores, neste sábado (6).
O que aconteceu
Na última quinta-feira (4), foram ao ar entrevistas que Biden concedeu a dois programas de rádio. Essas foram as primeiras entrevistas com ele após um desempenho instável no debate com o ex-presidente Donald Trump.
Os entrevistadores receberam uma lista de perguntas que poderiam ser feitas ao presidente. O apresentador Earl Ingram, do The Earl Ingram Show, disse que assessores de Biden entraram em contato com ele e lhe enviaram uma lista de quatro perguntas com antecedência, sobre as quais não houve negociação. "Eles me deram as perguntas exatas para fazer", disse Ingram à The Associated Press. "Não houve vai e volta."
A apresentadora Andrea Lawful-Sanders, do The Source, disse ter recebido "vária perguntas". Durante sua participação no programa First of All na CNN, Sanders falou que autoridades de Biden lhe forneceram uma lista de oito perguntas antes da entrevista. "Recebi várias perguntas, oito delas", comentou. "E as quatro que foram escolhidas foram as que eu aprovei", completou.
Ao ser perguntado sobre a lista de perguntas, Ingram disse que a proposta o fez refletir. Ao mesmo tempo, aquela seria uma oportunidade única na carreira dele. "Eu provavelmente nunca teria aceitado, mas esta foi uma oportunidade de falar com o presidente dos EUA", disse.
'Prática comum'
Campanha de Biden disse que a aceitação das perguntas não é uma troca pelas entrevistas. O New York Times informou que Lauren Hitt, porta-voz da campanha do presidente, disse que assessores enviaram uma lista de tópicos preferenciais, mas que eles "não condicionam entrevistas à aceitação dessas perguntas".
Para a campanha, a prática é comum. "Não é uma prática incomum para os entrevistados compartilharem tópicos que eles preferem. Essas perguntas eram relevantes para as notícias do dia —o presidente foi questionado sobre o desempenho deste debate, bem como o que ele havia feito para os negros americanos", disse Hitt à Fox News Digital.
*Com informações da AP, NYT e Fox News