Trump anuncia senador J.D. Vance como candidato a vice
Do UOL, em São Paulo
15/07/2024 16h06Atualizada em 15/07/2024 20h53
Donald Trump anunciou J.D. Vance como seu candidato à vice-presidência nas eleições americanas nesta segunda-feira (15). James Donald Bowman (nome de batismo de Vance), 39 anos, é senador pelo estado de Ohio desde 2023.
O que aconteceu
Anúncio foi feito pelo ex-presidente na rede social Truth Social. Depois, o nome foi confirmado durante a Convenção Nacional do Partido Republicano, que começou hoje (15) e vai até quinta-feira (18).
Trump afirmou que a decisão foi tomada "após longa deliberação e reflexão, e considerando os talentos de muitos outros". "Serviu honrosamente nosso país no Corpo de Fuzileiros Navais, formou-se na Ohio State University em dois anos, summa cum laude, e se formou na Yale Law School, onde foi editor do The Yale Law Journal e presidente da Yale Law Veterans Association", escreveu.
J.D Vance é filiado ao Partido Republicano e senador pelo estado de Ohio. Ele foi eleito em 2022 e assumiu o cargo no início do ano passado.
Candidato a vice é formado em direito. Ele estudou na Universidade Estadual de Ohio e na Faculdade de Direito de Yale.
Em 22 de junho, o republicano anunciou que o nome de seu companheiro de chapa já estava definido. Na ocasião, o ex-presidente disse que ainda não tinha contado sua decisão para ninguém.
Decisão foi anunciada dois dias após tentativa de assassinato. Trump foi alvo de um atirador e sofreu um ferimento na orelha direita no último sábado (13), durante um comício na Pensilvânia. Um homem morreu e outras duas pessoas ficaram feridas devido aos tiros. O jovem que efetuou os disparos foi morto por um atirador de elite.
Trump prometeu discurso para "unir o país" após o atentado. O ex-presidente indicou que deve fazer um discurso "bem diferente" do que havia planejado. "É uma oportunidade de unir o país, me foi dada essa possibilidade", declarou o ex-presidente ao site Washington Examiner.
Biden ordenou ao FBI a revisão do esquema de segurança para a convenção. Os locais utilizados para a convenção estão protegidos pela polícia e pelo Serviço Secreto, com grandes cercas metálicas nas ruas. A diretora do Serviço Secreto declarou que está confiante no plano de segurança para o evento, que foi revisado e reforçado após o tiroteio de sábado.
Com Ansa e AFP