Michelle Obama pode se candidatar à Presidência dos Estados Unidos?
Com a desistência de Joe Biden para a candidatura à reeleição nos Estados Unidos, nomes fortes começaram a ventilar para o pleito americano, entre eles o da ex-primeira-dama Michelle Obama.
O que aconteceu
Michelle Obama passou a figurar entre os nomes cotados para a candidatura democrata após a decisão da desistência de Biden. A ex-primeira-dama estaria habilitada para a corrida eleitoral. No entanto, ela já se posicionou contrária a isso.
Michelle Obama é advogada, escritora e ex-primeira-dama dos Estados Unidos. Nascida em 1964 em Chicago, Illinois, ela se formou em direito em Harvard e trabalhou como advogada antes de assumir papéis de liderança em organizações sem fins lucrativos e governamentais. Michelle ganhou destaque ao apresentar projetos, escrever livros e guiar discussões sobre políticas para equidade racial e de direitos humanos.
Michelle negou o interesse pela candidatura. Em março, em nota enviada à NBC News, a diretora de comunicação de Michelle, Crystal Carson, disse que "como a ex-primeira-dama já expressou várias vezes ao longo dos últimos anos, ela não vai concorrer à presidência. Ela apoia o presidente Joe Biden e a vice-presidente Kamala Harris na campanha à reeleição".
Contudo, neste novo cenário, ainda não se sabe nova posição da ex-primeira-dama.
Não há impeditivos para a candidatura de Michelle. A ex-primeira-dama cumpre os requisitos estabelecidos pela Constituição norte-americana: supera a idade mínima, é natural do país e reside nos EUA por mais de 14 anos. O marido de Michelle, Barack Obama, está desabilitado ao pleito. Obama já foi presidente dos EUA por dois mandatos. A Constituição proíbe uma nova eleição.
Apenas Michelle Obama venceria Trump, segundo pesquisa
A ex-primeira-dama venceria Donald Trump em possível cenário de candidatura, segundo pesquisa. De acordo com levantamento Ipsos/Reuters do início de julho, Michelle Obama aparece com 11 pontos de vantagem sobre Trump.
Em cenários hipotéticos com candidatos democratas além de Biden, a ex-primeira-dama tem 50% das intenções de voto e é a única capaz de derrotar Trump, que registrou 39%.
- Joe Biden 40% x 40% Donald Trump
- Michelle Obama 50% x 39% Donald Trump
- Kamala Harris 42% x 43% Donald Trump
Kamala é nome mais cotado
Kamala Harris é o nome mais cotado para concorrer à Presidência. A atual vice-presidente dos EUA recebeu apoio oficial de Joe Biden, via redes sociais, para seguir com a candidatura. Os democratas Bill e Hillary Clinton também declararam apoio.
Martelo será batido apenas em agosto. Apesar do apoio de Biden, divulgado logo após sua desistência, neste domingo (21), a definição de quem vai concorrer pelo lado democrata deve acontecer na convenção do partido.
Deixe seu comentário