Quem é Kamala Harris? Vice é apoiada por Biden para candidatura nos EUA
Do UOL, em São Paulo
21/07/2024 16h24
Joe Biden declarou apoio à candidatura de sua vice, Kamala Harris, após anunciar a desistência na corrida presidencial dos EUA, neste domingo (21).
Quem é Kamala Harris?
Kamala Harris estudou ciências políticas, economia e direito. Ela foi aprovada no exame da Ordem dos Advogados em 1990 e iniciou sua carreira como promotora pública.
Ela se autodenominava a "melhor policial" da Califórnia. Kamala irritou parte da polícia com sua recusa em aplicar sentença de morte contra um acusado de matar um policial. Ao mesmo tempo, foi criticada por uma fraca atuação contra a corrupção nas forças policiais.
Harris subiu na hierarquia até se tornar procuradora-geral da Califórnia, em 2011. Ela foi a primeira mulher, negra e sul-asiática americana a ocupar o cargo.
O início da carreira política foi em 2015, quando concorreu ao Senado, com apoio de Joe Biden e do então presidente dos EUA, Barack Obama. Em 2017, se tornou a segunda mulher negra a tomar posse no Senado.
Em 2019, lançou campanha no partido Democrata para a sua indicação presidencial. À época, Biden foi seu oponente. Ela desistiu da disputa e apoiou Biden, que mais tarde a convidou para ser sua vice-presidente. A chapa foi eleita à presidência dos EUA em novembro de 2020.
Ao ser eleita, ex-procuradora fez história mais uma vez. Ela foi a primeira mulher, a primeira pessoa negra e a primeira pessoa de origem indiana a tomar posse como vice-presidente dos EUA, em novembro de 2021.
Vice-presidente dos EUA
Biden atribuiu a ela a tarefa de lidar com a imigração em 2021. O objetivo era combater a entrada irregular de pessoas nos EUA. Apesar dos esforços de Harris e das reuniões com líderes latino-americanos, o número de pessoas sem documentos que cruzam a fronteira continuou a crescer, atingindo níveis recordes no ano passado. O Partido Republicano rapidamente apelidou Harris de "czar da fronteira".
Enquanto isso, Harris encontrou um campo de batalha diferente contra seus rivais políticos. Quando a Suprema Corte dos EUA revogou o caso Roe vs. Wade e reverteu o direito ao aborto em grande parte do país em 2022, Harris se tornou uma voz poderosa em favor da proteção desse direito. No início deste ano, ela deu início a uma caravana de luta pelas liberdades reprodutivas nos EUA.
*Com informações da Deutsche Welle.