Agregador de pesquisas eleitorais dos EUA prevê Kamala à frente de Trump
A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, candidata a presidente pelo Partido Democrata, começou a aparecer à frente de Donald Trump, candidato Republicano, no agregador de pesquisas eleitorais do estatístico Nate Silver.
O que aconteceu
O agregador de Silver, criador do principal modelo de previsão de resultados eleitorais dos EUA, apontou que Kamala Harris tem 50,5% de chances de sair vencedora no colégio eleitoral nas eleições de novembro, enquanto Trump tem 48,8% de chances.
Em comentário divulgado em seu site, Nate Silver disse que "embora a corrida ainda esteja incerta, Harris está 1,4 ponto percentual na frente de Trump na nossa média nacional de pesquisas".
The streams have crossed.https://t.co/vsGVG18HHI pic.twitter.com/JF8Mf7QKMZ
-- Nate Silver (@NateSilver538) August 4, 2024
O modelo de Silver leva em conta os resultados de diversas pesquisas eleitorais e ajusta o peso de cada uma delas conforme o nível de confiabilidade dos resultados dos levantamentos. Também são consideradas outras variáveis, como o número de eleitores registrados por região e eleitores prováveis - nos EUA, o voto não é obrigatório.
No monitoramento de intenções de voto por estado, Harris avançou em alguns estados considerados decisivos: Pennsylvania, Wisconsin, Michigan, Georgia, Arizona, Virginia, New Hampshire e Minnesota.
Dos estados acima, Trump só está à frente de Kamala na Georgia e no Arizona.
A contabilização por estados tem importância maior nos EUA do que no Brasil. Nos EUA, a eleição é indireta: o partido que vencer em cada estado tem um número fixo de delegados, que votam em nome dos eleitores no dia do pleito.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.