Vencedor de Nobel da Paz vai liderar governo interino de Bangladesh
Colaboração para o UOL, em São Paulo*
06/08/2024 17h23
O vencedor do prêmio Nobel da Paz, Muhammad Yunus, foi escolhido para chefiar o governo interino de Bangladesh após a renúncia da primeira-ministra Sheik Hasina.
O que aconteceu
Governo interino liderado por Yunus foi formado após reunião com o presidente Mohamed Shahabudin. Em comunicado, a presidência de Bangladesh também informou que participaram da reunião os comandantes militares e os líderes estudantis que lideraram os protestos contra Hasina.
Relacionadas
Muhammad Yunus já havia demonstrado em interesse em assumir o posto interinamente. Em declaração à AFP, ele se disse comovido pelo fato de os manifestantes pedirem para que ele lidere o governo interino.
Sempre me distanciei da política, mas hoje, se for necessário agir em Bangladesh, por meu país e pela coragem do meu povo, então o farei.
Muhammad Yunus, Nobel da Paz, à AFP
Primeira-ministra renunciou ao cargo e fugiu do país. Sheik Hasina deixou o posto e saiu de Bangladesh após a onda de protestos iniciada no mês passado, que já resultou em dezenas de mortos. A ex-primeira-ministra fugiu em um helicóptero, acompanhada pela irmã, com destino para a Índia, segundo a mídia local.
Imagens de televisão mostraram milhares de pessoas nas ruas da capital, Daca, em júbilo e gritando slogans. Milhares de pessoas também invadiram a residência oficial de Hasina, "Ganabhaban", gritando palavras de ordem e mostrando sinais de vitória.
Bangladesh foi tomado por protestos e violência que começaram no mês passado depois que grupos de estudantes exigiram a eliminação de um sistema controverso de cotas em empregos do governo. Isso se transformou em uma campanha para buscar a destituição de Hasina, que conquistou um quarto mandato consecutivo em janeiro, em uma eleição boicotada pela oposição.
*Com AFP e Reuters