Ao menos 3 pessoas morrem em ataque com faca durante festival na Alemanha
Do UOL, em São Paulo
23/08/2024 18h43Atualizada em 23/08/2024 23h21
Três pessoas morreram e várias ficaram feridas após serem atacados com golpes de faca durante um festival na cidade de Solingen, no leste da Alemanha, nesta sexta-feira (23).
O que aconteceu
Homem teria esfaqueado pessoas de forma aleatória por volta das 21h45 (16h45 no horário de Brasília). Os mortos ainda não foram identificados, mas informações iniciais indicam que seriam uma mulher e dois homens, sendo dois deles Solingen e um de Düsseldorf. As informações são do jornal alemão Bild.
Equipes de resgate estão no local. Segundo o jornal alemão, cinco feridos estão em estado grave. Também há pessoas em estado de choque. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a movimentação de ambulâncias e socorristas. O evento foi suspenso.
Polícia local está classificando o crime como um ataque terrorista. Uma das razões para isso seria que o agressor teria esfaqueado ao menos uma das vítimas no pescoço.
Agressor está foragido. Os ataques teriam sido feitos na frente do palco. As autoridades locais estão fazendo buscas atrás do agressor e também realizam, ao mesmo tempo, as investigações, perícia e entrevistas com testemunhas. O responsável pelo ataque ainda não foi identificado.
Autoridades pedem que testemunhas enviem fotos, vídeos ou informações sobre o crime. A solicitação é que os conteúdos sejam enviados o mais rápido possível, informou o site alemão Solinger Tageblatt.
As autoridades pediram que os moradores de Solingen deixem o centro da cidade. Após o ataque, os moradores também foram orientados a permanecer em casa. Ataque aconteceu durante um festival que comemorava os 650 anos da cidade.
Cerca de 80 mil pessoas eram esperadas no festival. Solingen fica a cerca de 550 km de Berlim. O prefeito do Solingen, Tim Kurzbach, afirmou nas redes sociais que a situação gerou um "estado de choque, horror e grande tristeza" em toda a cidade. "Todos queríamos comemorar juntos o aniversário da nossa cidade e agora temos que lamentar mortes e feridos. Parte meu coração saber que houve um ataque à nossa cidade. Tenho lágrimas nos olhos quando penso naqueles que perdemos. Rezo por todos que ainda lutam por suas vidas."