Conteúdo publicado há 3 meses

Biden fala com Zelensky e anuncia nova ajuda militar para Ucrânia

Os Estados Unidos vão entregar um novo pacote de ajuda militar à Ucrânia, incluindo mísseis antiaéreos, anunciou o presidente americano, Joe Biden, nesta sexta-feira (23).

O que aconteceu

Conversa de Biden com Zelensky ocorreu por telefone. Apesar da invasão russa, "a Ucrânia continua sendo um país livre. E a guerra terminará com uma Ucrânia livre, soberana e independente", afirmou Biden em comunicado.

Última ajuda americana aos ucranianos aconteceu no mês julho. O pacote de assistência militar no valor de US$ 2,3 bilhões (ou R$ 13 bilhões na cotação atual) incluiria ajuda para pontos-chave de defesa aérea e armas antitanque.

Na ocasião, forças ucranianas estavam sendo superadas em armamento. O país lutava para conter o avanço das tropas invasoras russas, que, segundo Moscou, estariam conquistando novas localidades no leste da Ucrânia, conforme relatou a agência de notícias AFP.

Reviravolta na guerra ocorreu no início de agosto. Foi quando as forças ucranianas atacaram a região de Kursk em uma ofensiva sem precedentes, o que surpreendeu o Exército russo. Kiev passou a controlar dezenas de localidades e mais de 1.250 quilômetros quadrados do território da Rússia. O presidente Vladimir Putin prometeu "expulsar" as forças ucranianas.

*Com informações da agência AFP

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.