Restaurante cobra R$ 362 para cortar bolo e surpreende cliente na Itália
Do UOL, em São Paulo
28/08/2024 21h02Atualizada em 28/08/2024 21h02
Uma cliente ficou chocada após um restaurante cobrar 58,50 euros (cerca de R$ 362) para cortar um bolo de aniversário e levá-lo na mesa durante uma comemoração no estabelecimento no sul de Arezzo, na Itália.
O que aconteceu
O caso ocorreu quando uma empresária comemorava o aniversário da avó. Gessica Geca disse que questionou o estabelecimento se poderia levar um bolo de aniversário comprado em outro local e recebeu o retorno positivo. Então, na quinta-feira (22), a empresária e a avó se reuniram com outras 11 pessoas e pediram para que o local servisse o bolo de nata e chocolate ao final do jantar.
O combinado foi realizado. Porém, ao receber a conta, a mulher teve uma surpresa: o restaurante cobrou 4,50 euros para cada um dos presentes na cerimônia. O valor foi adicionado em razão do trabalho dos funcionários para realizar o corte do bolo e transporte até a mesa onde eles estavam. O total da conta foi 659,10 (cerca de R$ 4.079). O bolo havia custado 45 euros (aproximadamente R$ 278).
Cliente disse que garçons zombaram dela após reclamação sobre a cobrança do serviço. "Eles me disseram que é assim que funciona naquele restaurante", declarou.
Empresária desabafou sobre situação em um grupo no Facebook. "Não esperava tanto alvoroço: considero aquele valor desproporcional ao serviço prestado e por isso quis mostrar o recibo em um grupo do Facebook. Acompanhei a minha avó ao caixa e ela quis pagar a todo custo. Quem me deu a conta me disse que é hábito do lugar cobrar uma taxa para servir a sobremesa. Na minha opinião, é um exagero", disse Geca ao La Nazione.
Restaurante confirmou a cobrança pelo corte do bolo. O estabelecimento disse que é uma regra do local. Porém, o proprietário, que não estava presente no momento do caso de Gessica e preferiu não se identificar, afirmou que a satisfação do cliente está em primeiro lugar e que os seus funcionários poderiam ser menos rígidos na situação e oferecido um desconto. "É melhor ter prejuízo de 50 euros e deixar as pessoas felizes do que lidar com um mal-entendido em que todos saem prejudicados."
Proprietário do restaurante ainda falou ao Corriere Fiorentino que tem custos diversos no estabelecimento e, por isso, a cobrança desse serviço é realizada. "Não cobramos couvert e servimos, principalmente, pratos de produção própria, por isso tentamos desanimar quem traz coisas de fora. Se considerarmos que em Arezzo o couvert médio é de 2,5 euros por pessoa, não há esta grande diferença. O meu restaurante é responsável pelos custos do empregado que serve a mesa, da máquina de lavar louça e outros serviços relacionados. De alguma forma, temos que recuperá-los."