Pai de 5, quem era barbeiro morto junto a grávida brasileira em Lisboa
Colaboração para o UOL
04/10/2024 08h19
O dono de uma barbearia em Lisboa que morreu vítima de homicídio na quarta-feira (2) deixou cinco filhos e era admirado pelos vizinhos. O português Carlos Pina, 43, queria seguir carreira como jogador de futebol, mas decidiu se tornar barbeiro.
Pina foi morto a tiros, após uma discussão com o atirador. O ataque também matou uma brasileira e o marido dela.
Quem era Carlos Pina
Carlos, de 43 anos, era morador de longa data da Penha de França, onde foi criado e estudou. Ele era proprietário da barbearia havia cerca de 5 anos. O estabelecimento era conhecido por ter uma clientela fiel.
Pina era pai de cinco filhos, um deles ainda bebê. Foi descrito pelos moradores como uma pessoa muito querida no bairro, segundo o canal de notícias SIC.
Pina sonhava em continuar no bairro. Ele decidiu abrir a barbearia para permanecer perto de sua família e manter as amizades e relações comerciais no local onde cresceu.
Além de ser barbeiro, ele também teve experiências esportivas. Praticou futebol na juventude e cogitou seguir carreira na área, mas acabou optando por empreender em seu próprio bairro.
Como foi o crime
O crime foi cometido por "motivos fúteis", diz a polícia. Segundo o jornal Visão, um vizinho do barbeiro teria se irritado porque Carlos se recusou a cortar o cabelo dele. O atirador foi ao estabelecimento na terça-feira (1º), retornando no dia seguinte para cometer o crime.
A brasileira Fernanda Júlia e o marido dela, o taxista Bruno Neto, também foram mortos. Eles pararam na frente da barbearia para cumprimentar o amigo Carlos Pina. O casal, que estava junto havia muitos anos, foi morto quando se aproximou da porta do estabelecimento. Fernanda foi baleada no peito e Bruno levou um tiro na cabeça.
Fernando Silva, o principal suspeito, tem 33 anos e também era morador da Penha de França. Ele tinha antecedentes criminais por violência doméstica. Após cometer os assassinatos, ele fugiu em um jipe com seu pai e o irmão. Silva era descrito por vizinhos como uma pessoa reservada e pouco acessível, diferentemente de Carlos Pina, que era muito popular na comunidade.
O casal
Fernanda e Neto deixam uma filha de 3 anos, Maria. Fernanda também é mãe de um menino, João, de 13 anos. Fernanda aparecia pouco nas redes sociais. Em uma de suas publicações no Facebook, feita durante a pandemia, em 2021, há uma imagem e a mensagem: "Nunca pare de abraçar sua família, deixe de brigar por bobagens. Entenda que a vida termina em um instante".
Itamaraty acompanha o caso. Ao UOL, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil afirmou que, através do Consulado-Geral do país em Lisboa, "permanece à disposição dos familiares da vítima para prestar a assistência consular cabível". "Em atendimento ao direito à privacidade e em observância ao disposto na Lei de Acesso à Informação e no decreto 7.724/2012, o Ministério das Relações Exteriores não fornece informações sobre casos individuais de assistência a cidadãos brasileiros."