Topo

Trump diz que invasão ao Capitólio foi 'ato de amor' de apoiadores

Donald Trump discursa em comício em Michigan Imagem: Jim Watson/AFP

Do UOL, em São Paulo

17/10/2024 11h31Atualizada em 17/10/2024 11h38

O ex-presidente Donald Trump afirmou que o ataque ao Capitólio por seus apoiadores foi um "ato de amor" após ser questionado por um eleitor. Ele também tentou se distanciar do ocorrido.

O que aconteceu

Trump disse que milhares de pessoas foram até Washington "por causa das eleições" e não por ele. Ele foi questionado por um republicano que disse querer "dar uma chance" para que o ex-presidente reconquistasse seu voto.

"Eles pensaram que a eleição foi uma eleição fraudada, e é por isso que eles vieram", afirmou. Em 6 de janeiro de 2021, uma multidão invadiu o Capitólio após um discurso inflamado de Trump. O grupo agrediu policiais e impediu a sessão que certificaria a vitória de Joe Biden.

Aquele foi um dia de amor do ponto de vista de milhões -é como centenas de milhares -poderia ter sido o maior grupo com o qual já falei antes.
Donald Trump

Ex-presidente também já disse que, se eleito, vai perdoar "uma grande parte" dos manifestantes presos em 6 de janeiro. Ele diz que eles são "prisioneiros políticos" e "reféns".

Trump é réu por tentativas de alterar as eleições de 2020, que levaram à invasão do Capitólio. Ele se declara inocente das acusações. O caso está em julgamento.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Trump diz que invasão ao Capitólio foi 'ato de amor' de apoiadores - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional