Prefeito está entre os mortos no leste do Líbano após bombardeio israelense
Do UOL, em São Paulo
19/10/2024 10h59
Ao menos quatro pessoas morreram, incluindo um prefeito, após um bombardeio israelense no leste do Líbano, neste sábado (19).
O que aconteceu
Ataque aéreo teve como alvo um apartamento residencial na cidade de Baaloul, no oeste do Vale do Bekaa. As informações foram publicadas pela Agência Nacional de Notícias do Líbano.
O prefeito de Sohmor, Haidar Shahla, está entre os mortos. Ele é o segundo chefe municipal a perder a vida desde que Israel e o grupo libanês Hezbollah declararam guerra em 23 de setembro. No dia 16 de outubro, o governo do Líbano anunciou que o prefeito da cidade de Nabatiyeh, Ahmad Kahil, também morreu durante uma série de bombardeios das Forças Armadas de Israel. Ataque atingiu o prédio da prefeitura enquanto políticos participavam de uma reunião.
Diversas pessoas ficaram feridas no ataque deste sábado. Equipes de busca e resgate procuram vítimas sob os escombros.
As Forças de Defesa de Israel não comentaram o ataque. A mídia libanesa também relata ataques israelenses no subúrbio ao sul de Beirute, um reduto do Hezbollah conhecido como Dahiyeh. Israel pediu aos civis libaneses que evacuassem a área antes dos ataques aéreos.
Israel bombardeia desde 23 de setembro as posições do Hezbollah no Líbano. O grupo xiita abriu uma frente de ataque após 7 de outubro em apoio ao Hamas. Após enfraquecer o Hamas em Gaza, o exército israelense deslocou a maior parte de sua operação militar para a frente libanesa.
Em quase um mês, ao menos 1.373 pessoas morreram no Líbano. Dados são de uma contagem baseada em relatórios oficiais. A ONU afirma que há cerca de 700 mil deslocados.
Mais de 40 mil mortos em Gaza. Pelo menos 42.438 pessoas morreram, a maioria civis, na ofensiva israelense em Gaza após o ataque de 7 de outubro de 2023, segundo os dados do Ministério da Saúde do território, considerados confiáveis pela ONU.
*Com AFP