Imagens de satélite mostram antes e depois de inundações na Espanha
Do UOL, em São Paulo
31/10/2024 11h14Atualizada em 31/10/2024 14h23
Imagens de satélite mostram a dimensão das enchentes que deixaram 158 mortos na Espanha nesta semana.
O que aconteceu
Agência Espacial Europeia publicou fotos aéreas de 8 de outubro e de 30 de outubro. Comparando uma com a outra, é possível entender o quanto o nível da água subiu devido às chuvas. Em algumas regiões, o esperado para um ano inteiro choveu em oito horas.
Pelas imagens, ficam claros os danos causados ao redor da lagoa de Albufera. Também é visível os danos às cidades de Valência e Alzira.
Relacionadas
Algumas áreas seguem ilhadas e sem energia. Entre os transportes que continuavam suspensos nesta segunda está o serviço de trem de alta velocidade entre Madri e Valência e entre Barcelona e Valência.
Equipes procuram desaparecidos
Número exato de desaparecidos não foi divulgado, mas está na casa das "dezenas", segundo o ministro da Polícia Territorial, Ángel Victor Torres. Segundo ele, a incerteza sobre o número exato de pessoas sumidas é sinal da "magnitude da tragédia" e aponta a possibilidade de que o número de mortos aumente.
Até o momento, 158 mortes foram confirmadas pelas autoridades, a maioria delas em Valência. Outras duas foram comunicadas em Castela La Mancha e uma em Andaluzia.
Vítima mais nova identificada tem três meses. Segundo a Guarda Civil espanhola, a bebê morreu junto à mãe, uma mulher de 34 anos, na cidade de Paiporta. Outras três crianças também morreram, segundo informações preliminares das autoridades espanholas. A vítima mais idosa identificada até o momento tem 88 anos e foi atingida em Mira.
Comunidade Valenciana só enviou notificação oficial de proteção civil aos cidadãos após as 20h da terça-feira. Neste momento, parte da população já enfrentava situação crítica.
Chuvas começaram na tarde da terça-feira (29). Em algumas regiões, mais de 490 mm de água caíram em oito horas, a previsão para um ano inteiro de chuva, segundo a Aemet (Agência Estatal de Meteorologia). Ela diminui nesta terça, mas ainda há alertas vigentes em diferentes regiões espanholas.
Rastro de destruição pode ser visto nas ruas. Em imagens publicadas nas redes sociais é possível ver carros amontoados, ruas cobertas de lama, estradas destruídas e restos de móveis levados pela lama.