Topo

Ataques de Israel matam ao menos 55 palestinos na Faixa de Gaza

Palestinos verificam os danos após os ataques israelenses no campo de refugiados de Nuseirat, no centro da Faixa de Gaza, em 1º de novembro de 2024 Imagem: Eyad BABA / AFP

Do UOL, São Paulo

01/11/2024 10h09Atualizada em 01/11/2024 10h12

Ao menos 55 palestinos foram mortos e 186 ficaram feridos em bombardeios israelenses na quinta-feira (31) na Faixa de Gaza, informou a agência de notícias palestina WAFA.

O que aconteceu

Israel confirmou os ataques. Os militares israelenses disseram que as tropas identificaram e eliminaram "vários terroristas armados" no centro do enclave e ''dezenas de terroristas'' na área de Jabalia, no norte.

Um dos ataques atingiu um hospital no norte. Suprimentos médicos se incendiaram e as operações foram interrompidas, segundo o Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas. A cidade de Deir Al-Balah, o campo de Nuseirat e a cidade de Al-Zawayda também foram alvos.

Ministério diz que número de mortos agora subiu para 43.259 desde o início da guerra. Ao total, são 101.827 feridos, sendo a maioria das vítimas mulheres e crianças.

Líbano também é bombardeado

A agência nacional de notícias libanesa relatou ao menos dez bombardeios ao sul da capital na manhã desta sexta-feira (1º). Os ataques aconteceram após um apelo do Exército israelense para evacuar bairros desta área considerada um feudo do movimento Hezbollah. Ainda não há informações de mortos e feridos.

Para o primeiro-ministro Najib Mikati, Israel não tem sinalizado que deseja uma trégua. ''A expansão renovada do escopo da agressão nas regiões libanesas, suas repetidas ameaças à população de evacuar cidades e seus novos ataques aos subúrbios ao sul de Beirute são todos indicadores que confirmam a rejeição'', disse em comunicado.

A declaração do premiê ocorre após a expectativa sobre possível acordo durante esta semana. Na quinta-feira (31), o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, se encontrou com autoridades americanas para discutir um possível encerramento do conflito entre os dois países.

* Com informações da Reuters

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ataques de Israel matam ao menos 55 palestinos na Faixa de Gaza - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional