LA: pó rosa usado para conter fogo deixa rastro impressionante; veja fotos
O pó cor-de-rosa despejado em regiões de Los Angeles para conter os incêndios que avançam pela Califórnia desde o dia 7 de janeiro tem deixado rastros pelos bairros da cidade norte-americana, conforme imagens divulgadas pela imprensa internacional nos últimos dias.
O que aconteceu
Chamado Phos-chek, pó rosa funciona como retardante de chamas que ajuda a conter incêndios. Supressores de fogo aéreos como este são geralmente uma mistura de água, fosfato de amônio (composto usado também em fertilizantes) e óxido de ferro. Este último ingrediente é adicionado para torná-lo visível — dando ao produto a cor vibrante no céu de Los Angeles, explicou à rede americana CBS Daniel McCurry, professor de engenharia civil e ambiental da Universidade do Sul da Califórnia.
Serviço Florestal já usou 13 aeronaves para despejar pó nos focos de cinco incêndios florestais que atingem o Estado. O Phos-chek ajuda a privar as chamas de oxigênio e diminuir o ritmo de queima até a extinção do foco, resfriando as vegetações, solo e outras superfícies atingidas.
Autoridades dos EUA afirmam que 25 pessoas morreram e mais de 180 mil estavam sob ordens de evacuação devido aos incêndios na Califórnia. O fogo já devastou mais de 40 mil acres e destruiu mais de 12,3 mil edifícios no estado.
Rastros em LA
Pelo menos 153 mil moradores de Los Angeles deixaram suas casas, segundo autoridades locais. O governo da Califórnia declarou emergência de saúde pública, alertando que a fumaça e o material particulado podem representar ameaças imediatas e de longo prazo.
Pó rosa despejado sobre regiões de Los Angeles deixou rastros em residências e ruas da cidade. Nos últimos dias, agências internacionais de notícias divulgaram imagens das marcas. Veja algumas delas abaixo.
Carros também foram "pintados" de rosa
Como age a substância no meio ambiente?
A empresa Perimeter, que fornece a substância, disse à CBS que o fosfato muda a forma com que a celulose nas plantas se decompõe e as torna não inflamáveis. Centenas de milhares de galões têm sido empregados nos últimos dias para tentar conter o avanço do fogo sobre outros bairros através dos penhascos e outras áreas verdes que são de difícil acesso a bombeiros pelo solo, explicou o Departamento de Bombeiros da Califórnia.
Pó é considerado seguro para pessoas. Há, contudo, preocupações sobre o seu impacto sobre a vida selvagem nas matas da área. O Serviço Florestal proíbe o uso de supressores aéreos sobre leitos de rios, córregos e outros corpos de água e também em habitats de espécies ameaçadas, "exceto quando a vida humana ou segurança pública estão ameaçadas" devido aos possíveis efeitos na saúde de peixes e outros animais terrestres (leia mais sobre a substância aqui).
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.