Ministério de Justiça lança cadastro nacional de apreensão de drogas para reforçar ação contra o tráfico

Camila Campanerut
Do UOL Eleições

Em Brasília

Polícia Federal prende 17 pessoas em cinco Estados por tráfico de drogas

A Polícia Federal (PF) prendeu hoje 17 pessoas por suspeita de tráfico internacional de drogas nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Minas Gerais. Um policial militar de Goiás está entre os presos. Ainda não há informações sobre o material apreendido.

O ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, lançou nesta quinta-feira (8), o cadastro nacional de apreensão de drogas. Com o cadastro, o país terá, pela primeira vez, as informações sobre drogas apreendidas nas operações das polícias estaduais e federais, além de bens envolvidos no tráfico de drogas, como veículos, armas, imóveis, embarcações e aeronaves.

A ação é resultado do trabalho conjunto da Secretaria Nacional de Segurança Pública e do Departamento de Polícia Federal, ambos ligados ao ministério da Justiça, que ainda conta com o apoio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

O sistema estará disponível na Rede Infoseg (Rede de Integração Nacional de Informações de Segurança Pública, Justiça e Fiscalização) e os Estados não precisarão de novos sistemas ou treinamento, apenas incluir nos sistemas estaduais ou diretamente via Infoseg. As polícias judiciárias da União, Estados e Distrito Federal, assim como as seções de planejamento das Secretarias de Segurança Pública e da Presidência da República, já trabalham com o Infoseg.

“Trabalhamos para criar uma ferramenta tecnológica para consolidação das informações sobre drogas em âmbito nacional para saber exatamente onde e como atuar além de ajudar os Estados nessa missão”, afirmou o ministro.

Barreto avalia que, de posse de um cadastro único, os órgãos responsáveis poderão fortalecer as ações de repreensão da violência, aprimorar a formulação de políticas públicas de combate ao tráfico de drogas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos