Topo

Novo presidente do TCU defende criação do Conselho Nacional dos Tribunais de Contas

Camila Campanerut <br>Do UOL Notícias <br>Em Brasília

08/12/2010 12h50

O novo presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), Benjamim Zymler, defendeu, em seu discurso na cerimônia de posse nesta quarta-feira (8) a criação do Conselho Nacional do Tribunal de Contas.

“A sociedade brasileira anseia e é merecedora do Conselho Nacional dos Tribunais de Contas, um órgão que, ao meu ver, deve plasmar-se em modelo simples, enxuto, dinâmico e que permita não só enfrentar os desafios vinculados ao comportamento disciplinar dos membros das Cortes de Contas, mas, fundamentalmente, incrementar a incrementar a eficiência e a efetividade do controle externo”, disse.

Zymler comandará o TCU pelo período de um ano, prorrogável por igual período. O ministro Augusto Nardes é quem irá assumir a vice-presidência, atualmente ocupada por Zymler, que também é ministro-corregedor do tribunal. Eleito na última quarta-feira (1º), após votação secreta e interna realizada pelos ministros do TCU, ele substituirá o ministro Ubiratan Aguiar, que se aposentou.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), estavam presentes na cerimônia do TCU.