Topo

Ex-presidentes Lula, Collor e Sarney chegam juntos para velório de Itamar

Ricardo Miranda

Especial para o UOL Notícias<BR>Em Juiz de Fora (MG)

03/07/2011 13h51

Os ex-presidentes da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Fernando Collor (PTB) e José Sarney (PMDB) chegaram juntos ao velório do ex-presidente e senador Itamar Franco, em Juiz de Fora (MG).

Eles cumprimentaram familiares e depois permaneceram algum tempo próximo ao caixão que está envolto com uma bandeira do Brasil e outra de Minas Gerais. Os três mantiveram-se na Câmara de Juiz de Fora, onde acontece o velório, por cerca de 30 minutos. Na saída, Sarney foi o único a falar. Para ele, o país perde um dos seus mais completos homens públicos.

Além dos ex-presidentes, o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), também esteve em Juiz de Fora. Ele se lembrou do relevante papel de Itamar no processo de estabilização da economia brasileira e lamentou a perda política para o país.

Primeiro senador a chegar a Minas Gerais, Magno Malta (PR-ES) tratou o legado de Itamar como de alguém que teve coragem. “Ele teve coragem e criou o Plano Real. Deixa um legado de homem probo e um exemplo para a juventude deste país.”

Mais emocionado dos companheiros de Senado de Itamar Franco, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) disse que a sociedade brasileira vai um dia reconhecer o trabalho extremamente importante deixado pelo ex-presidente.

Quanto ao futuro da oposição no Congresso, o senador gaúcho informou que o baque será grande pela “ausência do seu líder”. Para o deputado federal Júlio Delgado (PSB-MG), Itamar seguirá por um bom tempo como um marco na política nacional. “Perdemos um grande defensor dos interesses mineiros e vamos ter que repensar nossas ações para tentar suprir essa perda.”

O corpo de Itamar permanece em Juiz de Fora até a manhã desta segunda-feira (04), quando será levado para Belo Horizonte, onde receberá honras fúnebres como ex-governador de Minas Gerais, no Palácio da Liberdade. Em seguida, o corpo de Itamar será cremado em cerimônia reservada à família.

O senador e ex-presidente Itamar Franco (PPS-MG) morreu por volta de 10h deste sábado (02) no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento de leucemia.