Topo

Bancada do PR reitera apoio ao ministro dos Transportes

Camila Campanerut<br>Do UOL Notícias<br>Em Brasília

04/07/2011 20h42

O líder do PR no Senado, Magno Malta (ES), saiu na noite desta segunda-feira (4) da reunião com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, reafirmando o apoio da bancada da legenda no Congresso e a “confiança incondicional e apoio” ao ministro.

O partido rejeita o que classificou de “denuncismo sem prova, criando estado de terror e desconfiança através de ilações sem a prévia defesa dos citados” em matéria da revista “Veja” deste fim de semana, que apontou suposto esquema de superfaturamento e de pagamento de propinas em obras relativas à pasta.

Na saída da reunião, os parlamentares afirmaram ainda que entrarão com requerimentos nas comissões das duas Casas para convidar o ministro para se explicar, uma vez que ele já se colocou à disposição para fazê-lo.

Os pedidos devem sair nesta terça-feira (5) para audiências conjuntas das comissões de Fiscalização e Controle, Transporte e Trabalho, na Câmara; e nas comissões de Fiscalização e Controle e de Infraestrutura no Senado.

“Ele se colocou à disposição da presidente Dilma [referindo-se à permanência dele no cargo]. Ele não tentou se agarrar em nada. Não dá para afastar ministro toda hora sem prova”, disse Malta.

Com relação aos indicados aos cargos, o líder afirmou que a decisão teve como base o regimento interno dos órgãos envolvidos. Em caráter preventivo e até a conclusão das investigações, Nascimento ordenou o desligamento de seu chefe de gabinete Mauro Barbosa da Silva, do assessor Luís Tito Bonvini, do diretor-geral do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Luís Antônio Pagot, e do diretor-presidente da Valec Engenharia, José Francisco das Neves.

O ministro disse em nota que o afastamento dos  funcionários é para “garantir o pleno andamento da apuração e a efetiva comprovação dos fatos imputados aos dirigentes do órgão”.

Mais tarde, foram anunciados novos nomes para os cargos: a diretoria-geral do Dnit  ficará sob responsabilidade do atual diretor-executivo, José Enrique Sandok. Na presidência da Valec Engenharia, vai ficar o atual diretor financeiro, Filipe Sanches, que acumulará as duas funções. E o atual assessor especial do ministro, Wilson Wolter Filho, assume a chefia de gabinete.

Os nomes foram divulgados pela assessoria do ministério, que não detalhou os critérios para as trocas efetuadas.