Topo

Governo estuda quatro nomes para substituir Ellen Gracie no STF

Maurício Savarese<BR>Do UOL Notícias<BR>Em Brasília

29/07/2011 19h51Atualizada em 29/07/2011 21h20

O Ministério da Justiça estuda quatro nomes de potenciais substitutos para Ellen Gracie, que deve se aposentar no STF (Supremo Tribunal Federal) nos próximos dias. Na lista inicial, que deve ser apresentada à presidente Dilma Rousseff, estão três mulheres e um homem.

Desponta como favorita a primeira juíza brasileira na Corte Penal Internacional das Nações Unidas em Haia, na Holanda, Sylvia Steiner. Aos 58 anos, ela ocupa o cargo desde 2003 e seu mandato de nove anos está perto do fim.

Uma fonte do ministério informou que entre os cotados há dois ministros do STJ (Superior Tribunal de Justiça): Teori Zavascki e Nancy Andrighi. Também está na lista a ministra Maria Elizabeth Rocha, do STM (Superior Tribunal Militar).

Primeira mulher a ocupar uma cadeira no STF, durante o governo Fernando Henrique Cardoso, Ellen Gracie tem 63 anos e teria de se aposentar compulsoriamente, por atingir 70 anos, apenas em 2018 –mas solicitou a aposentadoria antecipadamente.

Processos que estavam nas mãos da ministra devem ser redistribuídos. A presidente Dilma Rousseff foi alertada sobre o assunto semanas atrás.

Os outros cotados

Zavascki foi cotado para uma cadeira no Supremo depois da morte de Carlos Alberto Direito, em 2009. Na ocasião, um de seus principais padrinhos era Nelson Jobim, ex-presidente da mais alta corte do país e que continua à frente da pasta da Defesa, embora bastante enfraquecido. Rocha está há quase cinco anos no STM, tribunal que durante o processo eleitoral evitou o acesso da imprensa a dados de Dilma durante a ditadura militar (1964-1985).
 
Andrighi, também ministra do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), sofreu críticas da campanha de Dilma no ano passado, por conta das sucessivas multas que impôs à petista devido a propagandas antecipadas.