Topo

Parlamentares trocam ofensas em sessão secreta da CPI

Maurício Savarese

Do UOL, em Brasília

10/05/2012 16h44Atualizada em 10/05/2012 17h01

Parlamentares da CPI do Cachoeira trocaram ofensas na sessão sigilosa desta quinta-feira (10) em meio à discussão sobre a presença de três advogados mencionados no escândalo de corrupção. Os mais exaltados foram o deputado Ônyx Lorenzoni (DEM-RS) e o senador Humberto Costa (PT-PE), que tiveram de ser separados pelos colegas.

A tensão surgiu quando foram reveladas as identidades de três advogados de defesa que acompanhavam o depoimento do delegado Matheus Rodrigues, responsável pela operação Monte Carlo na Polícia Federal.

Veja também

Membros da comissão reclamaram por não terem sido avisados pelo presidente, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB). O peemedebista afirmou que os advogados do bicheiro e empresário Carlinhos Cachoeira, do senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO) e do ex-diretor da construtora Delta, Claudio Abreu, tinham direito de acompanhar o processo.

Em meio a um bate-boca, Ônyx berrou que a CPI “é um circo”. Do outro lado da sala, Costa respondeu: “Então você é o palhaço”. Irritado, o deputado chamou o senador de sanguessuga, em referência a um escândalo de fraudes em compras de ambulâncias do período de Costa no Ministério da Saúde. O petista avançou na direção do adversário, e eles foram separados pelos colegas.

Apesar dos relatos, o relator da CPI, deputado Odair Cunha (PT-MG), minimizou as tensões entre os membros da CPI. “Se alguém ficou insatisfeito pela presença dos advogados, isso não é problema da CPI. A sessão é secreta, mas a presença dos advogados é perfeitamente legal”, disse.

Na saída, Ônyx apenas resumiu: “O senador [Costa] perdeu o controle”. Já o ex-ministro, ao deixar a sessão, comentou: "Não fui agredi-lo, fui questioná-lo”. Costa ainda se disse ofendido e prometeu “levar o processo adiante”, sem dar mais detalhes.

O delegado da PF depõe desde as 11h desta quinta-feira. Se houver tempo, ainda falarão dois procuradores da República

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Parlamentares trocam ofensas em sessão secreta da CPI - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Política