Topo

"STF vai mostrar a verdade para o país", diz Vaccarezza sobre mensalão

Janaína Garcia

Do UOL, em São Paulo

30/07/2012 12h33

Ex-líder do governo na Câmara, o deputado federal Cândido Vaccarezza classificou nesta segunda-feira (30) como “positivo” o fato de o escândalo do mensalão ser julgado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) antes da eleição. “O SFT vai mostrar a verdade para o pais”, afirmou.

O parlamentar falou rapidamente com os jornalistas em um hotel na zona sul de São Paulo, onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa de uma sessão de fotos com candidatos a prefeito pelo PT.

Os 38 réus do mensalão serão julgados pelo STF na próxima quinta-feira (2), embora petistas e aliados queiram o adiamento. Entre os réus, estão o publicitário Marcos Valério e petistas como o ex-chefe da casa Civil José Dirceu e o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares.

Na opinião de Vaccarezza, houve um excesso por parte da sociedade em relação ao caso. “As pessoas já foram punidas mais do que deveriam, houve um linchamento público”, disse. “Agora será um julgamento técnico. E é bom que seja neste momento, para que a sociedade veja que não há base material para as acusações.”

Para o deputado, o crime a ser julgado é o de suposto caixa dois. “Se você fez caixa dois, tem que ser julgado pelo caixa dois. Não pode ser acusado de corrupto, quadrilheiro e outras coisas. As pessoas tem que ser punidas pelo crime que cometeram.”