Kassio elogia gestão de Barroso em sessão convocada após reportagem do UOL

O ministro Kassio Nunes Marques, do STF (Supremo Tribunal Federal), afirmou nesta segunda-feira (1º) que a gestão do presidente da Corte, Luis Roberto Barroso, é "belíssima e eficiente".

O que aconteceu

O ministro elogiou o trabalho do colega durante sessão extraordinária convocada após reportagem do UOL. Matéria da colunista Raquel Landim revelou que Barroso poderia desrespeitar a Lei Orgânica da Magistratura caso não convocasse uma sessão extra nesta segunda-feira, 1º de julho.

Conforme o artigo 66, parágrafo 2, que versa sobre as férias dos magistrados, "os tribunais iniciarão e encerrarão seus trabalhos, respectivamente, nos primeiro e último dias úteis de cada período, com a realização de sessão". Após ser procurado pela colunista, o STF anunciou a sessão extra desta segunda-feira.

A sessão teve cunho administrativo e foi realizada no plenário virtual. O presidente apresentou o balanço do semestre, e os ministros precisavam apenas fazer votos simbólicos para registrar participação. O próprio Barroso está em um compromisso oficial na China nesta segunda, por isso decidiu fazer a sessão de forma virtual.

Nunes Marques resolveu fazer um "voto vogal", isto é, com justificativa feita na hora. Todos os outros ministros — exceto Luiz Fux, que não registrou presença — apresentaram seus votos apenas 'seguindo o relator' sobre o balanço do primeiro semestre e sem se manifestarem.

No voto, Nunes Marques acompanhou o relator, mas fez elogios à atuação de Barroso.

Manifesto ciência acerca do detalhado e bem redigido relatório apresentado por Vossa Excelência, eminente Ministro Luís Roberto Barroso. Ao ensejo, renovo minhas mais sinceras homenagens à belíssima e eficiente gestão na Presidência desta Suprema Corte.
ministro Kassio Nunes Marques em voto nesta segunda

STF mudou calendário por evento de Gilmar

Barroso havia antecipado a última sessão plenária da Corte devido ao evento de Gilmar Mendes em Portugal. Tradicionalmente, o Supremo faz sessões plenárias presenciais às quartas e quinta-feiras mas, na semana passada, a sessão de quinta foi antecipada para terça. Na sessão de quarta, ele apresentou o balanço final e deu o semestre como concluído.

Continua após a publicidade

Em Lisboa, o "Gilmarpalooza", contou com a participação de seis dos 11 ministros do STF. O fórum é organizado pela faculdade fundada por Gilmar, começou na quarta-feira (26) e durou três dias.

O Supremo Tribunal Federal terá sessão de encerramento do semestre no dia 1 de julho. Foi convocada sessão administrativa virtual para publicação das atividades do semestre. A sessão não será presencial porque o presidente terá agenda oficial na Suprema Corte da República Popular da China, onde conhecerá novas tecnologias adotadas naquele Tribunal, e no Congresso Nacional Popular, além de participar de conferência para troca de experiências com magistrados chineses e de congresso sobre inteligência artificial.
nota do STF explicando sobre a sessão desta segunda-feira

Deixe seu comentário

Só para assinantes