Topo

Contra grampos telefônicos, polícia faz varredura na Prefeitura de Teresina

Possível escuta encontrada na Prefeitura de Teresina; Firmino Filho, prefeito que tomou posse em 1º de janeiro, diz que não "imputa o crime a ninguém" - Divulgação/Prefeitura de Teresina
Possível escuta encontrada na Prefeitura de Teresina; Firmino Filho, prefeito que tomou posse em 1º de janeiro, diz que não "imputa o crime a ninguém" Imagem: Divulgação/Prefeitura de Teresina

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

04/01/2013 14h57

Agentes do serviço de inteligência da Polícia Civil do Piauí fazem, nesta sexta-feira (4), uma inspeção no prédio da Prefeitura de Teresina para tentar encontrar grampos nas linhas telefônicas do Palácio da Cidade.

A varredura acontece após o prefeito Firmino Filho (PSDB) ter informado, na quinta-feira (3), que foram encontrados três grampos instalados no prédio da administração.

Segundo a assessoria da prefeitura, os aparelhos de escuta telefônica foram encontrados em linhas instaladas no gabinete do novo prefeito, na sala de reuniões e no gabinete do secretário municipal de governo, Luciano Nunes.

De acordo com a assessoria, foram observados que as fitas e a fiação dos aparelhos encontrados têm aparência de novas, sem sinais de desgastes do tempo, o que indicaria, segundo a administração, que foram instalados recentemente.

As escutas telefônicas estavam escondidas ao lado do sistema telefônico no gabinete do prefeito, embaixo da mesa de trabalho de Firmino, e nas luminárias da sala de reuniões e do gabinete do secretário.

O prefeito pediu à polícia que fossem trocadas as fechaduras de todas as entradas do prédio do Palácio da Cidade para evitar possíveis invasões e a instalação de novos aparelhos de escuta telefônica.

O prefeito, por meio da assessoria de imprensa, informou que não “imputa o crime a ninguém e não quer fazer especulações, mas imediatamente que foram descobertos os grampos telefônicos solicitou à polícia que o caso seja investigado para encontrar os possíveis culpados.”

As investigações estão sob o comando do delegado geral James Guerra. Ainda não há previsão do resultado das análises do material encontrado.

O ex-deputado estadual Firmino Filho (PSDB) assumiu a Prefeitura de Teresina no último dia 1º. Ele derrotou o então prefeito Elmano Férrer (PTB), que tentava a reeleição. O tucano venceu a eleição com uma votação apertada de 51,54% enquanto Férrer obteve 48,46%.