Topo

Dilma diz que Nordeste é especial e é elogiada por aliados de Campos

Do UOL, em São Paulo

04/03/2013 18h34

Após dizer na manhã desta segunda-feira (4) que ainda não é momento de mirar parcerias entre PT e aliados para 2014, a presidente Dilma Rousseff ouviu, durante a tarde, elogios de dois aliados do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e afirmou que o Nordeste, principal reduto do socialista que tem pretensões de disputar a presidência, é uma "região especial".

Dilma esteve em Itatuba, cidade próxima a Campina Grande, na Paraíba, para assinar  a ordem de serviço que dá início ao segundo trecho do canal Acauã-Araçagi, que custará R$ 106 milhões. O investimento total no projeto das Vertentes Litorâneas, como é chamado, será R$ 956 milhões em 112,5 quilômetros de canal, que tem como objetivo levar água para milhares de pessoas do Estado.

Segundo Dilma, o Nordeste e, sobretudo, a Paraíba são regiões muito especiais para o governo federal.

“Este canal é a maior obra hídrica dos últimos 30 anos na Paraíba. É uma obra que resolve o problema da população de forma definitiva. Estamos permitindo a todos o acesso ao mais importante bem que é a água”, afirmou.

A presidente também disse que é muito criticada por promover obras emergenciais e deixar de lado as estruturantes.

“Os governadores aqui no Nordeste não vão ficar de braços cruzados vendo a seca. Temos que chamar o Exército para levar carros pipa para levar água onde está faltando. Claro que queremos que o Nordeste tenha obras estruturantes, mas, até que fiquem prontas, vamos garantir carros-pipa e cisternas”, afirmou, em discurso.

Dilma dividiu o palanque com dois nomes do PSB no Nordeste, Fernando Bezerra Coelho, ministro da Integração Nacional, e Ricardo Coutinho, governador da Paraíba.

Coelho, que assumiu o ministério por indicação de Eduardo Campos e vem sendo assediado pela cúpula do PT para trocar de partido, usou até uma expressão que virou bordão do governo Lula para elogiar o governo federal.

“Nunca antes na história do Nordeste se alocou tanto recurso para água quanto no PAC 2. É dinheiro da União, não precisa pegar empréstimo”, afirmou. “Quem botou o Nordeste para frente foram os governos de Lula e Dilma.”

Depois foi a vez de Coutinho, que deve tentar reeleição em 2014 e provavelmente será usado para alavancar uma possível candidatura de Campos, falar bem da maneira como Dilma executa as obras.

“Eu sei que Vossa Excelência é direta. É sim, sim, não, não. Gosto muito deste estilo. Combino muito com ele”, disse para Dilma.

Mais cedo, em João Pessoa, Dilma disse que pode "fazer o diabo quando é hora de eleição, mas quando se está no exercício do mandato, temos de nos respeitar, pois fomos eleitos pelo voto direto". Foi a primeira visita oficial da presidente à Paraíba.