Topo

Brasil lança candidatura de ex-ministro de Lula para vaga na Comissão Interamericana de Direitos Humanos

O então ministro de Direitos Humanos Paulo Vannuchi conversa com a imprensa em 2011 Imagem: Roosewelt Pinheiro/ABr

10/05/2013 11h39

O governo brasileiro lançou nesta sexta-feira (10) a candidatura de Paulo de Tarso Vannuchi, que ficou à frente da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a uma das três vagas da CIDH (Comissão Interamericana de Direitos Humanos) da OEA (Organização dos Estados Americanos).

A nomeação acontece no momento em que vários condenados no caso do mensalão já disseram que vão apelar à corte. Vannuchi, no entanto, não terá nenhuma ligação com estes possíveis recursos já que pelo regulamento da OEA os comissários eleitos não julgam casos referentes a seus próprios países.

Veja também

O mandato dos escolhidos vai de 2014 a 2017, e as eleições acontecem durante a 43ª Assembleia Geral da OEA, em Antígua, Guatemala, no início de junho.

Seis países (Brasil, México, Colômbia, EUA, Equador e Peru) disputam as três vagas que serão abertas ao final deste ano.

Vannuchi fez parte de movimentos de esquerda durante a ditadura no país (1964-1985) e foi colaborador do livro 'Brasil Nunca Mais', coordenado por dom Paulo Evaristo Arns, que expôs casos de tortura cometidos por agentes do estado durante os anos de chumbo.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Brasil lança candidatura de ex-ministro de Lula para vaga na Comissão Interamericana de Direitos Humanos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Política