Topo

Comissão da Câmara convida Ideli para falar sobre suspeita de chantagem

Ideli Salvatti será convidada a explicar fala sobre "chantagem" na relação com aliados - Sérgio Lima - 4.ago.11/Folhapress
Ideli Salvatti será convidada a explicar fala sobre "chantagem" na relação com aliados Imagem: Sérgio Lima - 4.ago.11/Folhapress

Ivan Richard

Da Agência Brasil, em Brasília

03/07/2013 13h36

A Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara aprovou nesta quarta-feira (3) requerimento de convite à ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, para que ela preste esclarecimentos sobre a prática de chantagem supostamente cometida por deputados da base aliada.

Recentemente, em entrevista à imprensa, Ideli disse sofrer chantagem “de vez em quando” na relação com alguns parlamentares aliados.

De autoria do deputado Mendonça Filho (DEM-PE), o requerimento inicialmente visava a convocar a ministra, que seria obrigada a comparecer no colegiado. Contudo, depois de um acordo com partidos da base aliada, a proposta foi transformada em convite com o compromisso de comparecimento de Ideli no prazo de 30 dias.

À época, Ideli disse "vou te dizer que essa possibilidade [de chantagem] existe e de vez em quando acontece", disse Ideli. Na posição de mediadora entre os dois poderes, a ministra atribui a culpa desse costume ao sistema político eleitoral, que obriga a formação de um governo de coalizão.

"A questão dos cargos, que não é prerrogativa dos parlamentares, acaba sendo uma, digamos, decorrência da obrigatoriedade de fazer coalizão. O aliado pensa: 'Se vou ajudar aqui (no Executivo), o meu partido vai ajudar lá (no Legislativo)'. Então é legítima também a postulação de compartilhamento dos postos de execução do governo."

Veja quais ministros de Dilma caíram e quem já ocupava pastas no governo Lula

  • Clique na imagem para navegar pelo infográfico