Topo

Pedido de vista adia por 5 sessões leitura do parecer do processo contra Leréia

Da Agência Câmara

14/08/2013 16h05

Um pedido de vista apresentado pelo deputado Sérgio Brito (PSC-BA) adiou por um prazo de cinco sessões do Plenário a leitura do parecer do relator, deputado Ronaldo Benedet (PMDB-SC), sobre o processo disciplinar contra o deputado Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO) no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. A votação foi marcada para a próxima quarta-feira (21). O prazo final para encerramento desse processo é na sexta-feira (23).

O parecer foi entregue aos deputados, mas não foi divulgado o seu teor. Sérgio Brito disse que pediu vista porque estava afastado da Câmara, por motivo de doença, há mais de 60 dias, e que, por isso, precisa se inteirar do processo.

Leréia é acusado de envolvimento com a suposta organização criminosa de Carlinhos Cachoeira e responde a processo por quebra de decoro parlamentar no conselho. De acordo com a Operação Vegas, da Polícia Federal, ele e Cachoeira conversaram ao telefone mais de vezes entre maio e julho de 2011. O parlamentar também é acusado de receber dinheiro da organização de Cachoeira, de usar o cartão de crédito do contraventor e de avisá-lo antecipadamente sobre uma operação policial contra jogos ilegais.

Na semana passada, Leréia prestou depoimento ao conselho para apresentar sua defesa. Ele disse que nunca soube de supostas atividades ilegais praticadas por Cachoeira em Goiás e que não tem qualquer sociedade com o bicheiro, embora admita que ambos sejam donos de uma aeronave avaliada em “aproximadamente R$ 800 mil”.

Porém, Leréia admitiu que utilizou o cartão de crédito de Cachoeira para comprar “joguinhos eletrônicos”, declarou que recebeu diversos empréstimos para honrar compromissos financeiros e disse que foi “ajudado” em uma de suas campanhas para deputado com um “café da manhã” oferecido por Cachoeira.