Topo

Vice-procuradora diz que sociedade espera prisão de réus do mensalão

Fernanda Calgaro

Do UOL, em Brasília

15/08/2013 14h32

A vice-procuradora-geral da República Sandra Cureau disse nesta quinta-feira (15) que espera a sociedade brasileira espera a prisão dos condenados no julgamento do mensalão, que está agora na fase de análise dos recursos da defesa.

Indagada sobre a execução das penas de prisão dos condenados, ela respondeu: "Espero que sim e acho que a sociedade brasileira espera isso".

Cureau deixa hoje o cargo na Procuradoria-Geral da República, assim como o procurador-geral, Roberto Gurgel. Nos próximos dias de julgamento do mensalão, a cadeira da PGR no plenário do Supremo Tribunal Federal deve ser ocupada por Helenita Acioli, subprocuradora-geral da República. Com a saída de Gurgel da PGR, a presidente Dilma Rousseff precisa indicar um novo nome para ocupar o cargo em definitivo.

Cronologia do mensalão

  • Nelson Jr/STF

    Clique na imagem e relembre os principais fatos do julgamento no STF

Cureau afirmou ainda que a fase atual do julgamento do mensalão é "naturalmente rápida" porque não há mais sustentação oral (defesas).

Questionada se a rejeição dos embargos para alguns dos réus ontem refletia um "sinal" do bom trabalho do Ministério Público, ela disse que "o sinal já foi dado antes, quando eles [réus] foram condenados. O trabalho do Ministério Público foi excelente, baseado em provas firmes, evidentes. Não vejo de maneira nenhuma que haverá mudanças [com os recursos], a não ser eventualmente na dosagem de algumas penas."