Topo

Líderes da base aliada defendem votação da PEC do voto aberto nesta noite

Da Agência Câmara, em Brasília

03/09/2013 12h22

Grande parte dos líderes da base aliada, que se reuniram há pouco, apoiam a votação, nesta noite, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com o voto secreto em todas as decisões da Câmara, do Senado, das assembleias legislativas, das câmaras de vereadores e da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Essa proposta (PEC 349/01) já foi aprovada em primeiro turno, em 2006, e está, há sete anos, aguardando votação em segundo turno. Existe uma outra proposta, mais recente, de 2012 (PEC 196/12), aprovada recentemente no Senado e que está sendo analisada por uma comissão especial da Câmara.

Mais cedo, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, já tinha anunciado que levaria o assunto à reunião do Colégio de Líderes.

Espionagem

Os líderes da base aliada também decidiram aprovar uma moção de repúdio às denúncias de espionagem de agências norte-americanas sobre dados da presidenta Dilma Rousseff e assessores, conforme divulgado no programa Fantástico, da Rede Globo.

Essa moção será submetida aos demais líderes partidários em reunião que ocorre neste momento na sala de reuniões da presidência da Câmara.