Topo

Conselho de Ética instaura processo de cassação de Natan Donadon

Em 29 de agosto, deputado federal Natan Donadon agradece após votação na Câmara dos Deputados decidir pela não cassação do seu mandato - Sergio Lima/Folhapress
Em 29 de agosto, deputado federal Natan Donadon agradece após votação na Câmara dos Deputados decidir pela não cassação do seu mandato Imagem: Sergio Lima/Folhapress

Iolando Lourenço

Da Agência Brasil, em Brasília

11/09/2013 18h21

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara instaurou nesta quarta-feira (11) o processo de cassação do mandato do deputado Natan Donadon (sem partido-RO), por quebra de decoro parlamentar. A representação contra Donadon foi apresentada pelo PSB, após a absolvição do deputado pelo plenário da Câmara.

Depois da instauração do processo, o presidente do conselho, Ricardo Izar (PSD-SP), sorteou os nomes dos deputados Enzo Braz (PP-MG), José Carlos Araújo (PSD-BA) e Sibá Machado (PT-AC) para escolher entre eles o relator, que será definido até amanhã (12). O presidente do conselho informou que, com a instauração do processo, Natan Donadon será notificado para apresentar a defesa por escrito.

Alguns deputados questionaram a validade da representação com o argumento de que o plenário da Câmara absolvera Donadon, Izar explicou que a absolvição ocorreu em função da decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que determinou a cassação do mandato do parlamentar e que a representação, em análise no conselho, é por quebra do decoro parlamentar. Segundo Izar, são duas questões diferentes.

 

Donadon foi condenado pelo STF a mais de 13 anos de prisão pelos crimes de peculato e formação de quadrilha. A condenação foi pelo desvio de R$ 8,4 milhões da Assembleia Legislativa de Rondônia à época em que ele era diretor financeiro da Casa. O deputado está preso no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal, desde o dia 28 de junho.