Topo

Relator vota pela abertura de processo por quebra de decoro contra Donadon

Deputado federal Natan Donadon agradece após votação na Câmara dos Deputados decidir pela não cassação do seu mandato - Sergio Lima - 29.ago.2013/Folhapress
Deputado federal Natan Donadon agradece após votação na Câmara dos Deputados decidir pela não cassação do seu mandato Imagem: Sergio Lima - 29.ago.2013/Folhapress

Do UOL, em Brasília

25/09/2013 16h06

O relator no Conselho de Ética da Câmara, deputado José Carlos Araújo (PSD-BA), votou nesta quarta-feira (25) pela admissibilidade da representação por quebra de decoro parlamentar contra o deputado-presidiário Natan Donadon (ex-PMDB-RO). Araújo recomendou o prosseguimento das investigações.

A representação foi proposta pelo PSB, que pede a perda do mandato de Donadon por ele sido condenado pelo Supremo Tribunal Federal  – em sentença transitada em julgado – por desviar R$ 8,4 milhões da Assembleia Legislativa de Rondônia. O partido argumenta também que Donandon votou no processo de perda do próprio mandato em plenário, o que contraria o regimento interno da Câmara – nessa votação, não foi alcançado o número suficiente de votos para a cassação do parlamentar.

O PSB sustenta ainda que a imagem da Câmara foi afetada quando o deputado foi algemado e transportado de camburão para o Complexo Penintenciário da Papuda, em Brasília.

Defesa

A defesa de Donaton alegou que o voto do parlamentar afastado não foi computado pela Mesa Diretora e, sendo assim, o ato não pode ser considerado quebra de decoro.

Quanto à alegação de que imagem da Câmara foi afetada durante o traslado para o Papuda, a defesa sustentou que quem errou foi a polícia ao algemar o deputado. O advogado de Donadon pediu a rejeição da representação. (Com Agência Câmara)