Topo

Durante evento em reduto de Aécio, Dilma destaca programas federais

Fernanda Calgaro

Do UOL, em Brasília

30/05/2014 16h24

Pré-candidata à reeleição em outubro, a presidente Dilma Rousseff aproveitou evento de entrega de máquinas agrícolas a prefeitos mineiros, em Poços de Caldas (461 km de Belo Horizonte), nesta sexta-feira (30), para destacar programas do governo federal no Estado, reduto eleitoral do seu principal adversário nas urnas, o senador tucano Aécio Neves.

Recebida sob aplausos pela plateia formada por prefeitos e estudantes, a petista ressaltou que Minas Gerais é o Estado que mais recebeu maquinários.

“Dos 853 municípios de Minas, 93% receberão máquinas”, disse, acrescentando que 2.468 já foram entregues. Faltam, segundo ela, 176 cidades. Ela entregou as chaves das retroescavadeiras pessoalmente aos prefeitos, que a cumprimentavam, um a um, no palco e tiravam fotos.

Dilma também disse que o Estado tem “ótimo desempenho” no programa de habitação Minha Casa Minha Vida. Segundo ela, além das 200 mil casas já entregues, mais 136 estarão concluídas nos próximos meses.

Uma das principais bandeiras na área social dos governos Lula e Dilma, o programa Bolsa Família foi lembrado pela presidente, que citou número de pessoas que saíram da extrema pobreza --36 milhões de pessoas.

Outra aposta que a presidente espera contar a seu favor nas eleições é o programa Mais Médicos. Ela comentou que, no início da implantação, no ano passado, “foi muito difícil, havia muita resistência”, mas que era importante insistir.

E destacou, mais uma vez, números do programa no Estado. “Em Minas Gerais, a demanda era por 1.220 médicos em 464 municípios (...). Nos oito meses do início do programa, Minas tem 1.157 médicos do Mais médicos, uma grande parte de cubanos, a quem a gente tem que agradecer a generosidade, a solidariedade, (...) e até a metade de junho vamos ter mais 63 médicos aqui”, disse.