Topo

Juiz proíbe suspeito de hackear Sergio Moro de conceder entrevistas

Em depoimento à Polícia Federal, o "hacker" de Araraquara Walter Delgatti Neto conhecido como vermelho Imagem: Reprodução

Alex Tajra

Do UOL, em São Paulo

12/08/2019 18h40

O juiz Ricardo Augusto Soares Leite, da 10ª Vara Federal do DF, proibiu a Editora Abril e o jornal Folha de S. Paulo de realizarem entrevistas com Walter Delgatti Neto, um dos suspeitos de ter hackeado aplicativos de mensagens de autoridades públicas, entre elas o ministro Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública).

Em decisão publicada hoje, ele também negou a revogação da prisão preventiva de Danilo Cristiano Marques e recusou a transferência de Suelen Priscila de Oliveira para a Superintendência da Polícia Federal no DF. Marques e Oliveira também são acusados de participar da invasão dos celulares de autoridades brasileiras e, assim como Delgatti e o namorado de Suelen, Gustavo Henrique Elias Santos, estão presos em Brasília.

Para embasar a decisão de proibir as entrevistas, Leite citou que eventuais conversas de jornalistas com Walter Delgatti "ocasionariam tumulto para as investigações que ainda não foram concluídas."

"(...) o princípio que resguarda a liberdade de informação deve ser mitigado em prol do interesse público (da devida apuração dos fatos) e do caráter sigiloso do inquérito, por ser imprescindível para preservar o trabalho investigativo da polícia até que seja concluído - motivação da própria prisão preventiva que visa garantir a instrução criminal", escreveu o magistrado.

O juiz federal ainda fez uma comparação com o caso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmando que o precedente aberto pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que liberou Lula para conceder entrevistas na Superintendência da PF em Curitiba, "em nada se compara" com a situação de Delgatti.

"Como bem destacou o Parquet, naquele caso de autorização de entrevista pelo ex-presidente Lula, tratava-se de ação penal 'suficientemente instruída, sem diligências pendentes que pudessem ser afetadas por eventuais declarações do réu.'"

Transferência

Na mesma decisão, Ricardo Augusto Soares Leite determinou a permanência de Suelen de Oliveira no Presídio Feminino de Brasília (Colmeia), sob o argumento de que a Polícia Federal "não possui estrutura para manter ali presos provisórios, sendo até mesmo mais seguro para as custodiadas que permaneçam na Colmeia."

Em seu pedido, a defesa de Suelen argumentou que ela passara frio por conta de falta de cobertor no presídio. O juiz respondeu que as "situações elencadas" por Suelen estão sendo apuradas pelo Ministério Público Federal (MPF).

"(...) caso qualquer dos problemas anteriormente indicados perdurem, deve ser comunicado à Direção do Presídio para que adote providências imediatas e trazido a este Juízo", afirmou Leite.

Danilo permanecerá preso

Detido junto aos outros três suspeitos desde o dia 23 de julho, Danilo Cristiano Marques permanecerá em prisão preventiva enquanto a Polícia Federal apura sua participação nos supostos crimes. O juiz argumentou que há "indícios de sua participação direta nas fraudes bancárias e estelionatos praticados pelo bando, sendo plausível ter adquirido os 60 (sessenta) chips apreendidos em seu poder para tal prática."

Ainda segundo o magistrado, um dos IP's (Internet Protocol, espécie de identificação única de cada computador) utilizados por Walter Delgatti nos supostos crimes foi identificado em um imóvel alugado no nome de Danilo.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Juiz proíbe suspeito de hackear Sergio Moro de conceder entrevistas - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Política