Topo

Ex-premiê espanhol visita Lula e diz estar feliz por vê-lo livre

O ex-premiê espanhol José Luis Rodriguez Zapatero e o ex-presidente Lula - Ricardo Stuckert/Divulgação/Facebook
O ex-premiê espanhol José Luis Rodriguez Zapatero e o ex-presidente Lula Imagem: Ricardo Stuckert/Divulgação/Facebook

Do UOL*, em São Paulo

22/11/2019 15h00

O ex-primeiro-ministro da Espanha José Luis Rodriguez Zapatero visitou o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva hoje na sede do Instituto Lula, em São Paulo. A foto do encontro foi postada no perfil oficial do presidente nas redes sociais.

"Iria visitá-lo na prisão, mas estou muito mais feliz de te ver livre", disse o político socialista, segundo o perfil oficial de Lula.

Começou hoje o 7º Congresso do Partido dos Trabalhadores (PT) em São Paulo, o primeiro durante o governo Bolsonaro. A reunião do partido co-fundado por Lula em 1980 vai durar até domingo, quando será realizada a votação para designar sua nova liderança, atualmente ocupada pela deputada federal Gleisi Hoffmann, que tenta a reeleição.

Após 19 meses preso na carceragem da Polícia Federal em Curitiba, acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, Lula, de 74 anos, foi libertado em 8 de novembro, graças a uma alteração pelo Supremo Tribunal Federal (STF) das regras de cumprimento de penas, o que lhe permitirá esgotar todos os recursos judiciais em liberdade.

Assim que saiu da prisão, o ex-presidente (2003-2010) atacou Bolsonaro e suas políticas pró-mercado e chamou o ex-juiz e atual ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro de "canalha", acusando-o novamente de tê-lo condenado sem provas para tirá-lo da eleição presidencial do ano passado.

Ele também pediu a seus seguidores para recuperar o poder em 2022, dando a entender que está pronto para a briga, embora em entrevista publicada hoje pelo jornal britânico "The Guardian" tenha insinuado que pode passar o bastão. "A Igreja católica, com 2 mil anosde experiência, aposenta os bispos aos 75", afirmou.

*Com AFP

Política