Topo

Esse conteúdo é antigo

Partidos de oposição vão protocolar novo pedido de impeachment de Bolsonaro

Presidente Jair Bolsonaro em Brasília

Do UOL, em São Paulo

20/05/2020 19h20

O PSOL anunciou hoje que será protocolado um novo pedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O ato contará com a participação do PT, do PCdoB e de outras legendas, como PSTU e PCB e UP, e mais de 400 entidades e movimentos sociais.

A ideia é apresentar o pedido diretamente ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), às 11h (horário de Brasília). O PSOL afirmou que liderou o processo e que este é o pedido de impeachment "mais amplo e unitário" apresentado até agora, mas admitiu que não conseguiu atrair outras legendas de oposição para o movimento, como PSB, PDT, PV e Rede Sustentabilidade.

O novo cita supostos crimes de responsabilidade cometidos por Bolsonaro, como a participação em atos antidemocráticos que pediram fechamento do Congresso e do STF, interferência na Polícia Federal com a exoneração de Maurício Valeixo do comando, o apoio ao grupo "300 do Brasil", que acampa em Brasília e já reconheceu ter armas, além de afirmações sobre o coronavírus em pronunciamentos que poderiam configurar crimes contra a saúde pública.

"É uma longa lista de crimes contra o livre exercício dos poderes constitucionais, contra o livre exercício dos direitos políticos, individuais e sociais, contra a segurança interna do país e contra a probidade administrativa", afirmou o PSOL em nota.

"A construção de um pedido de impeachment que reúne partidos de oposição e movimentos sociais é muito simbólica. Primeiro, pela unidade de vários partidos; segundo, pela adesão de mais de 400 entidades e movimentos sociais. Foi para isso que o PSOL lutou: unir todos pelo impeachment de Bolsonaro", disse Juliano Medeiros, presidente nacional do PSOL.

Candidato derrotado à presidência pelo PSOL em 2018, Guilherme Boulos também participará do ato representando a "Frente Povo Sem Medo".

"Este pedido de impeachment não é mais um dos 30 que estão acumulados na Câmara. É o pedido mais amplo de todos que foram feitos até agora. Uma iniciativa de centenas de movimentos sociais, organizações comunitárias, de luta por moradia, movimento negro, feminista", disse Boulos.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Partidos de oposição vão protocolar novo pedido de impeachment de Bolsonaro - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Política