Topo

Esse conteúdo é antigo

Prefeito de Niterói diz que vai processar Daniel Silveira por ameaças

Axel Grael (PDT), prefeito de Niterói Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

18/02/2021 17h58

Depois de ser ameaçado pelo deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), o prefeito de Niterói Axel Grael (PDT) disse que vai processar o parlamentar, preso anteontem em "flagrante delito" por incitar atos violentos contra ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) e ameaçar o Estado Democrático de Direito, segundo decisão do ministro Alexandre de Moraes.

Na semana passada, o deputado Silveira usou as redes sociais para criticar uma decisão de Grael de dissolver a Secretaria de Políticas de Drogas, usando o espaço para a criação da Secretaria do Clima. "Toma vergonha na sua cara! Filhote de João Doria [governador de São Paulo]. Vocês têm que levar uma surra de gato morto", escreveu ele.

Relacionadas

Com a prisão do deputado, o prefeito Axel Grael compartilhou que também recebeu ameaças de Silveira "com conteúdo quase igual" ao direcionado aos ministros do STF e disse que já acionou seu advogado para processar o parlamentar. "Esse tipo de comportamento é inadmissível", afirmou.

"Precisamos trazer a reflexão para a sociedade sobre esse tipo de postura violenta de pessoas que ameaçam a integridade física daqueles que divergem de seus pensamentos. Isso precisa acabar".

Mais cedo, o juiz Aírton Vieira, que atua em auxílio ao ministro Alexandre de Moraes, decidiu manter a prisão do deputado federal Daniel Silveira, de acordo com termo de audiência de custódia ao qual o UOL teve acesso.

A audiência de custódia —que avalia eventuais ilegalidades na prisão— foi realizada na Delegacia de Dia da SRRJ (Superintendência Regional no Rio de Janeiro), e presidida pelo juiz instrutor por meio de videoconferência. O Ministério Público também participou.

Durante a audiência, a defesa de Daniel Silveira questionou "o estado de flagrância, bem como se crime houve, que não seria inafiançável, mas sim afiançável". Tanto o juiz que conduziu a audiência quanto o Ministério Público entenderam que não houve irregularidades ou abuso em sua prisão e, por isso, decidiu pela manutenção da prisão do deputado bolsonarista.

Daniel Silveira permanece na Polícia Federal, no Rio de Janeiro, mas deve ser transferido agora para um batalhão da Polícia Militar, que tem mais condições carcerárias. Anteontem, Silveira divulgou um vídeo com ataques a ministros da Corte — em especial, a Edson Fachin, Gilmar Mendes e ao próprio Moraes. Ele foi preso em Petrópolis, cidade da região serrana do Rio, pela Polícia Federal.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Prefeito de Niterói diz que vai processar Daniel Silveira por ameaças - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Política