Topo

Esse conteúdo é antigo

Onyx critica nota do DEM contra atos antidemocráticos: 'Não me representa'

Cerimônia de posse do Ministro de Estado Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Onyx Lorenzon, com Jair Bolsonaro - Divulgação/Secretaria-Geral da Presidência da República
Cerimônia de posse do Ministro de Estado Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Onyx Lorenzon, com Jair Bolsonaro Imagem: Divulgação/Secretaria-Geral da Presidência da República

Do UOL, em São Paulo

08/09/2021 11h29Atualizada em 08/09/2021 11h40

Filiado do DEM e aliado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o ministro do Trabalho e Previdência Onyx Lorenzoni afirmou hoje que a nota de repúdio do partido contra as manifestações de 7 de setembro não o representa.

Em vídeo publicado nas redes sociais, Onyx disse que foi surpreendido. "A nota diz que repudia veementemente a fala do presidente da República. Alto lá: qual filiado do DEM foi consultado a respeito do teor dessa nota?".

Esta nota não me representa e eu a repudio em nome de milhões de brasileiros que querem um Brasil democrático, livre, em que todas as instituições representam verdadeiramente o pensamento da sociedade brasileira."
Ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni

Com pautas golpistas, bolsonaristas pediram ontem a destituição de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), intervenção das Forças Armadas no regime democrático e o voto impresso.

Hoje, os partidos DEM e PSL, ex-partido do presidente Bolsonaro, divulgaram uma nota conjunta criticando os atos. Segundo as legendas, a liberdade é o "principal instrumento democrático e não pode ser usada para fins de discórdia, disseminação de ódio, nem ameaças aos pilares da própria Democracia".

No vídeo, o ministro diz que repudia a atitude do Comando Nacional do DEM. "Vamos ficar do lado de quem? Da bolha, da velha política ou do novo caminho de liberdade e de democracia do Brasil? Eu já escolhi o meu. Espero que os senhores, presidentes do DEM e do PSL, tenham essa consciência".