Morre aos 87 anos Iris Rezende, ex-governador de Goiás
Morreu na madrugada de hoje Iris Rezende (MDB), político histórico de Goiás. Governador do estado por duas vezes e ex-prefeito de Goiânia, Iris tinha 87 anos e estava internado desde agosto, quando sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral).
Em nota oficial, a assessoria do político informou que o corpo de Iris será velado no Palácio das Esmeraldas. O sepultamento será às 17h (de Brasília) no cemitério Santana, em Goiânia.
Iris Rezende estava internado no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, e no último sábado (6) foi intubado para tratar de uma infecção.
Nascido em 22 de dezembro de 1933 em Cristianópolis (GO), mesma cidade da cantora Marília Mendonça, Iris iniciou a carreira política em 1959, quando foi eleito vereador de Goiânia. O político foi prefeito da capital goiana por três períodos:
- de 1966 a 1969, quando foi cassado pela ditadura militar
- de 2005 a 2010, quando deixou a prefeitura para disputar o governo do estado
- de 2016 a 2020, quando anunciou o fim da carreira política
Durante a ditadura, Iris Rezende teve seus direitos cassados pelo AI-5 (Ato Institucional nº 5). Com os direitos restabelecidos, foi eleito governador de Goiás em 1982. Iris voltou ao cargo em 1990, sendo que antes assumiu o Ministério da Agricultura, durante o governo do presidente José Sarney.
Eleito senador por Goiás em 1994, Iris foi ministro da Justiça, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. Em 1998, disputou o governo estadual mais uma vez, mas foi derrotado por Marconi Perillo.
Iris deixa esposa, a ex-deputada federal Iris de Araújo, os filhos Ana Paula Rezende Machado Craveiro, Adriana Rezende e Cristiano Rezende e os netos Daniel e Mariana.
Repercussão
Em nota em seu Twitter, o atual governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), informou que decretou luto e escreveu uma mensagem, dizendo que ele deixou um dos maiores legados na política do Brasil.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.