Topo

Esse conteúdo é antigo

Horas após alta de hospital, Bolsonaro chega a GO para jogo de futebol

Bolsonaro - Reprodução/Twitter
Bolsonaro Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

05/01/2022 20h46

Poucas horas depois de receber alta do hospital, por obstrução intestinal, o presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou a Buriti Alegre (GO) para o jogo beneficente promovido pelo cantor Marrone, da dupla Bruno e Marrone. Bolsonaro foi recebido por apoiadores que gritavam "mito, mito, mito".

O vídeo de sua chegada à cidade localizada a cerca de 181 km de distância da capital, Goiânia, também foi compartilhado pelo próprio presidente nas redes sociais. (Assista ao vídeo abaixo)

Bolsonaro recebeu alta hospitalar no início da tarde desta quarta-feira (5), após dois dias internado no Hospital Vila Nova Star, na zona sul da capital paulista, com um quadro de obstrução intestinal.

O médico-cirurgião Antônio Luiz Macedo, que acompanha Bolsonaro desde que o presidente sofreu uma facada em 2018, durante a campanha eleitoral, descartou ontem a necessidade de um novo procedimento cirúrgico. O chefe do Executivo manterá agora uma dieta especial e realizará caminhadas, com acompanhamento de uma equipe médica assistente.

Após receber alta, Bolsonaro afirmou que é "maldoso" dizer que ele estava de férias. A passagem do presidente pelo litoral catarinense foi marcada por passeios de moto aquática e uma visita ao parque temático Beto Carrero World.

Médico foi chamado às pressas

Segundo o médico, que estava nas Bahamas e foi chamado às pressas para atender o presidente, a obstrução intestinal foi consequência da facada que Bolsonaro recebeu em atentado durante a campanha eleitoral de 2018 e das operações subsequentes.

"Depois disso ele teve uma peritonite (inflamação da membrana que reveste a parede abdominal) no dia 12 de setembro [de 2018], ou seja, uns dias depois do incidente, e essa peritonite gerou uma grande quantidade de reação imunológica no abdômen", afirmou o cirurgião.

"Essas aderências às vezes possuem quadro de obstrução intestinal. Normalmente nesses quadros nós não operamos direto, se faz uma sonda gástrica, hidratação parenteral, corta a alimentação", explicou o médico sobre o tratamento.

"Bolsonaro está curado, pronto para o trabalho"

Macedo afirmou que Bolsonaro "tem uma saúde muito boa", mas que precisará passar por uma "dieta especial por uma semana" e está proibido de realizar exercícios físicos rigorosos. Apenas caminhadas foram autorizadas.

"Orientamos a comer com calma, mastigar bem a comida. Ele só vai caminhar e não vai fazer exercício mais forte", afirmou o médico. Bolsonaro, no entanto, indicou que não pretende seguir a dieta rigorosamente.

Todo mundo vai embora um dia. A vida segue, pessoal."
Jair Bolsonaro, presidente da República

Macedo disse que "nos próximos 20, 30 anos" o estado de saúde do presidente precisará ser monitorado, com possibilidade de novas internações.

"Está curado, pronto para o trabalho", disse o médico, que descartou a necessidade de nova cirurgia porque a sonda gástrica foi suficiente para retirar o "grande volume de água do estômago, que ficou vazio e o movimento intestinal voltou".