Topo

Esse conteúdo é antigo

Médico: 'camarão não mastigado' causou problema, mas Bolsonaro está curado

Beatriz Gomes, Stella Borges e Wanderley Preite Sobrinho

Do UOL, em São Paulo

05/01/2022 10h18Atualizada em 05/01/2022 14h36

O cirurgião Antônio Luiz Macedo, médico responsável pelo atendimento do presidente Jair Bolsonaro (PL), afirmou hoje que o mandatário está "curado e pronto para o trabalho", após ele ter ficado dois dias internado devido a um quadro de obstrução intestinal. O presidente passou mal no domingo (2) depois do almoço em São Francisco do Sul (SC), onde passava férias.

Bolsonaro recebeu alta médica do Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, na manhã de hoje. Em entrevista coletiva ao lado do presidente, o médico disse que seu paciente se recuperou bem após a internação.

Bolsonaro afirmou que comeu frutos do mar e não mastigou adequadamente. "Eu não almoço, eu engulo. Era uma peixada, tinha uns camarõezinhos, mastiguei o peixe e engoli o camarão. Foi isso", disse.

Macedo completou dizendo que "o camarão não foi mastigado" e recomendou ao presidente que mastigue ao menos 15 vezes depois de cada garfada.

"Ele como tem uma saúde, graças a Deus, muito boa, recupera rapidamente, tanto que no dia que eu cheguei, o intestino estava começando a funcionar. No dia seguinte já estava bem funcionando e agora o presidente está normal", disse o cirurgião.

Consequência da facada em 2018

Segundo o médico, a obstrução intestinal é consequência da facada que Bolsonaro recebeu em atentado durante a campanha eleitoral de 2018 e das operações subsequentes.

"Depois disso ele teve uma peritonite (inflamação da membrana que reveste a parede abdominal) no dia 12 de setembro [de 2018], ou seja, uns dias depois do incidente, e essa peritonite gerou uma grande quantidade de reação imunológica no abdômen", afirmou.

"Essas aderências às vezes possuem quadro de obstrução intestinal. Normalmente nesses quadros nós não operamos direto, se faz uma sonda gástrica, hidratação parenteral, corta a alimentação", explicou o médico sobre o tratamento.

Dieta especial

Macedo afirmou que Bolsonaro "tem uma saúde muito boa", mas precisará passar por uma "dieta especial por uma semana" e está proibido de realizar exercícios físicos rigorosos. Apenas caminhadas foram autorizadas.

"Orientamos a comer com calma, mastigar bem a comida. Ele só vai caminhar e não vai fazer exercício mais forte", afirmou o médico. Bolsonaro, no entanto, indicou que não pretende seguir a dieta rigorosamente.

"Vai ser difícil, eu não consigo me controlar, não comer pastel", brincou. "Ele [o médico] recomendou [dieta]. Recomendou, não obrigou", disse Bolsonaro ao afirmar que sempre gostou "de muita aventura. Sou paraquedista, mergulhador? É difícil ficar parado".

Todo mundo vai embora um dia. A vida segue, pessoal."
Jair Bolsonaro, presidente da República

Macedo disse que "nos próximos 20, 30 anos" o estado de saúde do presidente precisará ser monitorado, com possibilidade de novas internações.

"Está curado, pronto para o trabalho", disse o médico, que descartou a necessidade de nova cirurgia porque a sonda gástrica foi suficiente para retirar o "grande volume de água do estômago, que ficou vazio e o movimento intestinal voltou".

"Temos chance de ter [obstrução intestinal] novamente? Temos." Ele explicou que a barriga do presidente está muito inflamada e que, por isso, uma cirurgia agora poderia resultar em nova aderência "em outro lugar [do intestino] e haver outra cirurgia".

Viagem para a Rússia em fevereiro

Questionado se mudaria sua rotina em razão da obstrução intestinal, Bolsonaro afirmou que "tudo o que está programado será concluído".

"Tenho viagem este mês para o Nordeste, uma para a Rússia em fevereiro, viagem bastante interessante para o Brasil. Continua normal", disse.

Sobre as viagens para a campanha de reeleição, disse que não teme as viagens, "mas minha segurança".

Evolução do quadro clínico

Bolsonaro se antecipou ao hospital e anunciou sua alta hospitalar pelo Twitter, por volta das 8h40. Ele postou uma foto ao lado da equipe médica com a seguinte legenda: "Alta agora. Obrigado a todos. Tudo posso naquele que me fortalece".

Só depois o hospital confirmou a alta por meio da seguinte nota: "O Senhor Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, teve alta hoje do Hospital Vila Nova Star, da Rede D'Or. Ele estava internado desde 03 de janeiro para tratar um quadro de suboclusão intestinal. Ele seguirá com acompanhamento ambulatorial pela equipe médica assistente."

Ontem, boletim médico já havia informado que o quadro de suboclusão intestinal se desfez. À noite, o hospital divulgou uma nota dizendo que o presidente teve a sonda nasogástrica retirada após uma "boa aceitação da dieta líquida ofertada durante o dia", mas não havia previsão de alta.

A folga do presidente no litoral catarinense estava prevista para terminar ontem. No Sul, o mandatário promoveu aglomerações ao cumprimentar apoiadores, andou de moto aquática, foi a uma pizzaria e a um parque de diversões.

Além das aglomerações ao longo do recesso, Bolsonaro foi criticado pela oposição por não ter voltado a sobrevoar áreas atingidas pelas fortes chuvas no sul da Bahia que afetaram mais de 700 mil pessoas, deixou mais de 93 mil desabrigados e desalojados, e ao menos 26 mortos.

Cirurgias após a facada

Macedo operou Bolsonaro após a facada que levou no abdome, em setembro de 2018, na cidade de Juiz de Fora (MG), durante um ato de rua de sua campanha presidencial.

Desde então, o presidente esteve internado em hospitais em algumas ocasiões para realizar cirurgias e exames:

6 de setembro de 2018 - Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora (MG): O candidato Jair Bolsonaro se submete a uma operação de urgência após ser atacado por uma facada de Adélio Bispo em ato de campanha;

12 de setembro de 2018 - Hospital Albert Einstein, em São Paulo: Bolsonaro passa por nova cirurgia de emergência em razão de uma complicação causada pela aderência das paredes do intestino;

28 de janeiro de 2019 - Hospital Albert Einstein, São Paulo: já na Presidência da República, Bolsonaro se submete a uma nova cirurgia para retirada da bolsa de colostomia;

8 de setembro de 2019 - Hospital Vila Nova Star, São Paulo: nova cirurgia para correção de uma hérnia incisional na região da área atingida pela facada;

25 de setembro de 2020 - Hospital Vila Nova Star, São Paulo: retirada de cálculo na bexiga;

14 de julho de 2021 - Hospital Vila Nova Star, São Paulo: Bolsonaro ficou quatro dias internado no hospital Vila Nova Star para tratamento de uma obstrução intestinal