Enfermeira que recebeu 1ª dose da vacina contra covid se filia ao MDB
A enfermeira Mônica Calazans, considerada a primeira pessoa a receber a dose da vacina contra a covid-19 no Brasil, se filiou ao MDB de São Paulo e é tida como pré-candidata à deputada federal nas eleições do ano que vem. A informação foi confirmada pelo partido em contato com o UOL.
A filiação da profissional ocorreu ainda no fim do ano passado, sem muito burburinho, após contato de interlocutores de confiança do presidente da legenda no estado, o deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP). Mônica teria, inclusive, se assustado com o vazamento da notícia de sua filiação, segundo apuração da reportagem.
Em agosto, o MDB assinou acordo com o MPE (Ministério Público Eleitoral) para incentivar a participação feminina na política. O acordo prevê, entre outros pontos, que a agremiação investirá pelo menos 5% do total de recursos recebidos do Fundo Partidário na criação e manutenção de programas de promoção e difusão da participação política das mulheres.
A possível candidatura da enfermeira, portanto, faz parte dessa renovação buscada pela sigla.
Mônica Calazans recebeu a primeira agulhada em 17 de janeiro de 2021, após embates políticos, desinformação e resistência do governo federal em começar logo a aplicação de doses —o cenário se repete agora com a imunização infantil.
Uma coisa que sempre falo e repito: quando a gente nasce, a primeira coisa que a nossa mãe faz é vacinar. É questão de carinho, de segurança. Mônica Calazans, na ocasião
A imagem da picada no braço esquerdo de Mônica, enfermeira negra do Hospital Emílio Ribas, de São Paulo, foi o pontapé inicial de um movimento que reduziu casos e mortes por covid-19 em todo o País. Atualmente, já são quase 70% dos brasileiros vacinados com duas doses.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.