Topo

Mulher que comoveu Lula relata estupro e violência de militares em quilombo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/05/2023 18h43

Líder do Quilombo Rio dos Macacos, Rose Meire dos Santos Silva chamou a atenção do presidente Lula (PT) ao pedir para entregar um documento a ele em um evento em Salvador (BA). A comunidade vem enfrentando diversas dificuldades com a falta de saneamento básico, estradas, moradia, educação, iluminação pública, e água encanada e potável.

Em entrevista ao UOL News nesta sexta-feira (12), Rose Meire contou um pouco das histórias da comunidade que, segundo ela, vive em conflito com a Marinha desde a década de 1960.

Quando a Marinha do Brasil veio para nossa comunidade, eles pegaram o Rio dos Macacos e hoje estão retirando esse rio da gente. A gente vai morrer se não tivermos acesso ao rio. Eles vão passar um muro no rio para cercar toda área de água dos rios e das fontes. Então, não vamos ter a cultura da pesca".

Rose Meire ainda afirmou ter conhecimento de casos de estupros de mulheres e disse que famílias foram expulsas de suas casas. "Chegaram os militares e a violência aumentou cada vez mais. Tiveram mulheres que foram estupradas, torturadas, violência contra crianças", contou ela.

Expulsaram mais de 150 famílias e depois fizeram casas de militares. Onde é casa de militares hoje era a casa das nossas famílias, foi tocado fogo, derrubado, as famílias torturadas. Foi dessa maneira que a Marinha chegou aqui".

Ela destacou que já entregou cartas para Lula, Dilma e até para o governador da Bahia solicitando ajuda. "Cada vez mais estamos perdendo nosso povo com a falta de políticas públicas, a falta de demarcação e titulação do nosso território quilombola pesqueiro", disse.

Lula precisa retomar com urgência demarcação de terras paralisada por Bolsonaro, diz Sakamoto

O colunista do UOL Leonardo Sakamoto comentou a situação dos quilombolas, dizendo que, no Brasil, existem ainda muitas outras comunidades em situação parecida com a Rio dos Macacos.

Nos últimos anos, a gente teve uma dificuldade, o próprio governo Jair Bolsonaro, que fazia piadas racistas com quilombolas, travou todo avanço, titulação, demarcação de terra, entrega de terras a comunidades tradicionais".

"O governo Lula precisa voltar com isso urgentemente, o comandante da Marinha precisa se explicar com relação a isso, o governador da Bahia, Jerônimo, precisa estar atento, o ministro da Defesa, Mucio, precisa estar atento a isso e o Lula precisa estar atento. Estou nominado todo mundo porque todo mundo é responsável.

Sakamoto: Crítica de Ciro Gomes a Lula é válida, mas alternativa é inexistente

Sakamoto ainda comentou a respeito das críticas feitas pelo ex-candidato à Presidência Ciro Gomes ao presidente Lula. Para Sakamoto, as críticas são pertinentes, mas é difícil encontrar uma solução para o momento atual.

Ciro está criticando pelo viés que ele conhece, que é pela economia. A crítica do Ciro, em parte, faz sentido, que é verdade, o Lula está basicamente governando com a estrutura das pessoas que estavam ali, mas também é uma questão de: como ele ia fazer coisa diferente? Lira ia ganhar a eleição, não tinha como, e se não fosse o Pacheco era o Rogério Marinho, que é oposição ferrenha".

***

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h e às 18h. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: