Vereador chama servidora de neguinha e será investigado por injúria racial
O vereador Xico Vilela (PP), da cidade de Canguçu (RS), foi filmado em sessão da Câmara se referindo a uma servidora como "neguinha" e "puta". Ele será investigado por injúria racial, informou o delegado da cidade.
O que aconteceu:
Em sessão na Câmara de Vereadores, o vereador disse a um colega: "Aquela neguinha é puta". A fala de Francisco Romeu da Silva Vilela, o Xico Vilela, ocorreu após a sessão ser suspensa a pedido de outro vereador, na última segunda-feira (5).
A sessão estava sendo gravada e transmitida ao vivo no YouTube. Depois da fala, o áudio do plenário foi cortado.
O delegado Lauro Marcelo de Souza informou ao UOL que foi instaurado inquérito para investigar injúria racial,, após a servidora prestar queixa ontem (7) à tarde. Ele é responsável pela única delegacia de Canguçu.
A polícia deve pedir à Câmara Municipal o áudio original da sessão, para evitar questionamentos sobre eventuais edições da gravação. Depoimentos de testemunhas e do suspeito também devem ser colhidos.
O delegado afirma que a investigação deve ser concluída em uma semana.
O PP de Canguçu emitiu uma nota em que criticou o vereador e disse se tratar de "ato isolado": "O Progressistas esclarece que esta atitude foi um ato isolado, que em nada reflete a ideia e a conduta da Executiva, seus filiados, vereadores e suplentes".
O UOL entrou em contato com a Câmara de Canguçu e com o vereador Xico Vilela. Caso haja resposta, o texto será atualizado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.