Topo

Esse conteúdo é antigo

Vereador chama servidora de neguinha e será investigado por injúria racial

Pedro Vilas Boas

Colaboração para o UOL, em Salvador

08/06/2023 13h20Atualizada em 08/06/2023 16h04

O vereador Xico Vilela (PP), da cidade de Canguçu (RS), foi filmado em sessão da Câmara se referindo a uma servidora como "neguinha" e "puta". Ele será investigado por injúria racial, informou o delegado da cidade.

O que aconteceu:

Em sessão na Câmara de Vereadores, o vereador disse a um colega: "Aquela neguinha é puta". A fala de Francisco Romeu da Silva Vilela, o Xico Vilela, ocorreu após a sessão ser suspensa a pedido de outro vereador, na última segunda-feira (5).

A sessão estava sendo gravada e transmitida ao vivo no YouTube. Depois da fala, o áudio do plenário foi cortado.

O delegado Lauro Marcelo de Souza informou ao UOL que foi instaurado inquérito para investigar injúria racial,, após a servidora prestar queixa ontem (7) à tarde. Ele é responsável pela única delegacia de Canguçu.

A polícia deve pedir à Câmara Municipal o áudio original da sessão, para evitar questionamentos sobre eventuais edições da gravação. Depoimentos de testemunhas e do suspeito também devem ser colhidos.

O delegado afirma que a investigação deve ser concluída em uma semana.

O PP de Canguçu emitiu uma nota em que criticou o vereador e disse se tratar de "ato isolado": "O Progressistas esclarece que esta atitude foi um ato isolado, que em nada reflete a ideia e a conduta da Executiva, seus filiados, vereadores e suplentes".

O UOL entrou em contato com a Câmara de Canguçu e com o vereador Xico Vilela. Caso haja resposta, o texto será atualizado.