Morre Sergio Amaral, ex-embaixador do Brasil em Londres, aos 79 anos
Do UOL, em São Paulo e em Brasília
14/07/2023 09h43Atualizada em 14/07/2023 13h44
Morreu nesta quinta-feira (13) o diplomata Sergio Amaral, ex-embaixador do Brasil em Londres, aos 79 anos.
O que aconteceu?
Diplomata de carreira, Amaral não teve a causa da morte divulgada. O corpo dele será velado na capital paulista amanhã e o enterro será no Cemitério São Paulo, em Pinheiros. Ele deixa quatro filhos e um neto.
Nascido em São Paulo em 1944, o diplomata foi embaixador do Brasil em Londres, Paris e Washington. Ele também foi porta-voz do governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, de quem era amigo pessoal, e ministro da Indústria e Comércio (2016-2019).
Amaral estudou direito na USP e fez pós-graduação em Ciência Política pela Universidade Paris-Sorbonne. Ele ainda foi presidente dos conselhos da Camex (Câmara de Comércio Exterior) e do BNDES (Bando Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
Nos últimos anos, o embaixador passou a viver em São Paulo e dedicou-se a atividades no setor privado, além das participações em palestras e entrevistas à imprensa. Ele estava associado ao escritório Felsberg e Advogados, era membro do Conselho Estratégico da Fiesp e conselheiro do Cebri.
Na campanha eleitoral de 2022, engrossou a lista de tucanos históricos que declararam voto em Lula no primeiro turno, citando a defesa da democracia e dos valores tradicionais da diplomacia brasileira.
Alckmin lamentou a morte de Amaral. Em publicação no Twitter, o vice-presidente disse que o ex-embaixador deixa "uma imensa contribuição para a diplomacia e o serviço público brasileiros".