Esse conteúdo é antigo

Secretário que disse que 'planeta se salva sozinho' pede demissão em SP

O secretário-executivo de Mudanças Climáticas do município de São Paulo, Antonio Fernando Pinheiro Pedro, pediu demissão do cargo hoje, após as críticas a sua fala de que o "planeta se salva sozinho" do aquecimento global.

O que aconteceu:

"Após reunião na tarde de hoje com o prefeito Ricardo Nunes, o secretário Antonio Fernando Pinheiro Pedro será exonerado, a pedido", diz a nota da gestão municipal.

Tamires Carla de Oliveira, atual chefe de gabinete da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, será a substituta interina de Antonio, afirmou a prefeitura. A alteração deve ser publicada no Diário Oficial do Município nesta sexta-feira (14).

O secretário vinha sendo criticado desde ontem por uma fala considerada negacionista sobre as mudanças climáticas. A manifestação foi durante o lançamento do Fórum Permanente de Mudanças Climáticas e Desastres Ambientais na sede paulista da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), realizado no início de junho.

O planeta não será salvo por nós. Ninguém salva o planeta Terra. Geralmente, ele se salva sozinho. Ele o faz há quatro bilhões e trezentos milhões de anos, e muda o clima em todo esse período. Quando o planeta se salva, ele geralmente se livra do que está na superfície dele. Já o fez várias vezes. [...] Nós somos parte do problema para a vida na Terra neste momento, mas a nossa solução é muito pequena. Os fatores são de ordem geológica, cósmica e solar.
Antonio Fernando Pinheiro Pedro, então secretário-executivo de Mudanças Climáticas de São Paulo

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.